Capitão América: Guerra Civil estreia no Brasil nesta quinta-feira (28), mas antes de conferir o filme e escolher seu lado, conheça a seguir cada um dos integrantes do Time Capitão América e do Time Homem de Ferro, bem como as descrições dos personagens:
Mas as imagens também levantaram uma porção de questões contextuais. Por que a Viúva Negra está do lado do Homem de Ferro, já que ela foi a única vingadora original a permanecer no time, ao lado de Steve Rogers, no final de Era de Ultron? Cadê a Feiticeira Escarlate, que sabemos que estará no filme? E o Homem-Aranha? Ele também estará em Guerra Civil, mas de qual lado?
Crítica | Capitão América: Guerra Civil
Ao que parece, Parker é tomado por Tony Stark como protegido e “aprendiz” – o Homem de Ferro desenha um novo traje para Peter e provavelmente também será o responsável pelos tais lançadores de teias mecânicos. Peter será um adolescente no Ensino Médio e a Tia May também aparece.
Desde a sua concepção nas mãos de Tony Stark na batalha contra Ultron, Visão foi aceito como um membro dos Vingadores, mas ele ainda está tentando descobrir o seu lugar no mundo humano e compreender a extensão do seu poder aparentemente ilimitado. Visão fica do lado do Tony no conflito já que ele acredita, logicamente, que é a forma mais segura de proteger o mundo.
Ainda não sabemos de qual lado a Feiticeira Escarlate estará em Guerra Civil, embora a atriz Elizabeth Olsen já tenha confirmado presença no longa. Assumindo que ela não fique em cima do muro, a melhor hipótese é ela estando no time do Capitão América justamente porque, em termos de força, seus poderes podem ser a melhor opção contra o Visão ou qualquer outro membro da equipe adversária. Se eles estivessem no mesmo lado, a luta ficaria totalmente desequilibrada.
Veja o elenco e a sinopse oficial de Capitão América: Guerra Civil
Saindo de sua aposentadoria para ficar ao lado do Capitão América, o Gavião Arqueiro traz suas incríveis habilidades como arqueiro aliada a outras armas para a luta. Homem do exército da cabeça aos pés, o Gavião Arqueiro não utiliza a política para nada. Ele está lá para ajudar o Capitão a qualquer custo – contra qualquer um, até mesmo seus amigos mais próximos.
A amizade de Rhodey com Tony Stark é bastante antiga e sua lealdade a ele anda de mãos dadas com sua lealdade ao seu país como o Vingador conhecido como Máquina de Combate – o protetor supremo projetado por Tony Stark. Como homem do exército, Rhodey concorda com Stark a favor da regulamentação do governo e traz a Máquina de Combate para ficar lado a lado com o Homem de Ferro na luta.
Confira os perfis dos super-heróis do filme
Não é surpresa que o Falcão, amigo de longa data do Capitão América, estará do lado de Steve. E mais: nas cenas pós-créditos de Homem-Formiga, foi possível ver os dois trabalhando juntos. E logo veremos muito mais.
E aí, o que dá para perceber com a estrutura desses times? Para a gente, o que fica claro é que a Guerra Civil dos personagens do universo Marvel é essencialmente sobre controle governamental, as consequências e vantagens dele. Vale lembrar que, durante a primeira fase dos filmes da Marvel, nossos heróis atuavam basicamente sob o comando da S.H.I.E.L.D., dirigida por Nick Fury (Samuel L. Jackson). Em O Soldado Invernal, descobrimos segredos sujos da agência governamental, Fury foi quase morto e escapou para a clandestinidade enquanto a S.H.I.E.L.D. ruiu sobre si mesma, levando junto consigo os agentes da HYDRA, uma organização nazista que ainda sobrevive no submundo do crime.
Tudo o que você precisa saber sobre o filme
Do lado do Capitão América, portanto, sobram o Falcão (Anthony Mackie), cuja confiança no julgamento de Rogers provavelmente o levou a escolher seu lado com bastante facilidade; o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), cuja vida doméstica escondida da autoridade da S.H.I.E.L.D. provavelmente iria por água abaixo caso o governo tomasse uma posição mais rígida no registro e controle dos super-heróis; o Homem-Formiga (Paul Rudd), cuja desconfiança das autoridades governamentais não é só compreensível como um traço definidor do personagem em muitos sentidos; a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), talvez motivada pelos desmandos do governo de sua Sokovia natal a desaprovar a ideia de se tornar basicamente uma funcionária pública; e o Soldado Invernal (Sebastian Stan), que já sofreu bastante nas mãos de pessoas e organizações que quiseram controla-lo graças aos poderes que possui.
O novo filme da Marvel, Capitão América: Nova Ordem Mundial (Capitão América 4) teve seu elenco revelado.
Nas palavras do próprio Dr. Zola (Toby Jones), uma das figuras principais da HYDRA, a organização foi fundada com o princípio de que “não podemos confiar à humanidade com a sua própria liberdade”. Zola ainda completa dizendo que os acontecimentos da 2ª Guerra Mundial ensinaram à organização que, apesar disso, os seres humanos não admitem que essa liberdade seja simplesmente tomada deles – e logo nasceu o plano de se infiltrar na S.H.I.E.L.D. e fazer com que o mundo “entregue sua liberdade voluntariamente”. Há um argumento a se fazer sobre essa iniciativa de registrar e controlar super-heróis se aproximar um pouco demais dos princípios e da missão da HYDRA, especialmente no sentido que é uma população assustada que está entregando se bandeja para o governo o controle sobre as pessoas mais poderosas da Terra.
Tony Stark é um homem diferente – ele fez uma avaliação sincera dos eventos recentes com Ultron e, em uma reviravolta conservadora espantosa, está de acordo com a regulamentação proposta pelos governos do mundo para os Vingadores. Essa medida coloca o Homem de Ferro contra o Capitão América no nível político, mas o seu conflito pessoal vai mais fundo – e segue por um caminho mais perigoso do que qualquer um dos dois jamais poderia ter antecipado ou imaginado.
Com seus poderes de manipulação mental e telecinese, Wanda traz uma nova dimensão à recém-formada equipe dos Vingadores. Logo que Wanda começa a sentir que não é mais uma estranha, ela é colocada a contragosto no centro da controvérsia em relação à regulamentação do governo sobre os Vingadores. Seguindo o Gavião Arqueiro, o único Vingador que ela sabe que sempre a protegerá, Wanda se une à equipe do Capitão.
Além de Nelson, Carl Lumbley vai voltar como Isaiah Bradley, e Danny Ramirez será o novo Falcão. Ambos estiveram no elenco de Falcão e o Soldado Invernal. Shira Haas é a última novidade, e vai viver a heroína Sabra.
Mas calma, nem tudo nessa discussão coloca o lado tomado pelo Homem de Ferro como o “vilão” da história. A verdade é que é compreensível que essa população assustada que acabamos de mencionar argumente que é preciso conter o tamanho do dano colateral causado pelos heróis. Nós sabemos, os governos sabem, e o povo sabe, que essas pessoas provavelmente estão fazendo o melhor que podem para salvar o mundo sem matar muita gente pelo caminho, mas uma supervisão governamental poderia, num mundo ideal, significar ações mais coordenadas e com mais recursos para evitar o nível de destruição e pessoas inocentes correndo perigo que vimos em Era de Ultron, por exemplo.