O pensamento enxuto no Ocidente, foi introduzido por Taiichi Ohno e Eiji Toyoda, os quais foram os dois funcionários do fabricante automotivo Toyota no Japão.
Nosso objetivo é fornecer informações precisas e atualizadas, mas não garantimos a exatidão, integridade ou adequação das informações fornecidas. As informações podem conter erros técnicos ou tipográficos. Recomendamos que você verifique a precisão das informações antes de tomar qualquer decisão com base nelas.
Ou seja, o Pensamento Enxuto engloba mais de um objetivo, embora o principal deles seja a redução do desperdício.
Por isso a importância de se ter um fluxo contínuo, para otimizar a produção, satisfazer os clientes e, consequentemente, gerar lucro para a empresa, pois quanto mais dinheiro, melhor!
A filosofia ocidental teve seu início na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C. Nessa época, os gregos começaram a questionar as explicações mitológicas que eram dadas para os fenômenos naturais e buscaram respostas racionais e lógicas para suas dúvidas. Foi assim que nasceu a filosofia.
Esse objetivo é alcançado pela identificação de três grupos de processos:
O pensamento enxuto foi um sistema projetado para fábricas de automóveis e seus relacionamentos com fornecedores e consumidores, no entanto, isso foi estendido a outras áreas. Este sistema é um ótimo precursor para o Lean Manufacturing genérico.
As empresas procuram e acham constantemente algum problema no processo como um todo, seja esse problema o menor que for, isto sempre para garantir a melhora do produto ou serviço.
Mas e se não for necessário no processo e o que o cliente não estiver disposto a pagar? O que posso fazer? Para essa questão, tem uma resposta curta e grossa. Descarte! Isso mesmo, jogar fora.
Assim é o princípio Kaizen, que por sinal também é uma das bases nas quais o Toyotismo se assenta.
Platão foi discípulo de Sócrates e desenvolveu uma das teorias mais influentes da filosofia ocidental: a teoria das ideias. Segundo Platão, as ideias são entidades imutáveis e perfeitas que existem em um mundo além do mundo físico. Ele também defendia a existência de um mundo das sombras, onde as coisas que vemos no mundo físico são apenas cópias imperfeitas das ideias.
Essa procura incessante é para melhorar cada vez mais, buscando a melhoria contínua do processo como um todo. Isso gera uma maior satisfação do cliente, fidelizando o mesmo, e, claro, surtindo efeitos positivos para o financeiro da empresa.
A filosofia ocidental teve sua origem na Grécia Antiga e foi influenciada por grandes pensadores como os pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles. Seu legado para o pensamento moderno é inegável e suas reflexões continuam a influenciar diversas áreas do conhecimento. A filosofia é uma disciplina fundamental para o pensamento humano e nos ajuda a compreender melhor o mundo em que vivemos.
Então, antes de identificá-los, irei dar um "spoiler" sobre as suas funcionalidades em geral: eles auxiliam no entendimento da necessidade do cliente, desenvolvendo um fluxo contínuo, de forma a gerar e agregar valorao processo.
Assim acontece quando se adota o princípio da produção puxada, que é inclusive uma das bases do modelo Toyotista.
Então, não se pode ter dentro do processo produtivo uma espera, um retrabalho ou algo que agrida o Lead Time (período entre o início de uma atividade e seu término).
Vale ainda identificar os 8 desperdícios Lean que possam afetar a qualidade do que é produzido:
O trabalho padronizado estabelece procedimentos precisos para o trabalho de cada um dos operadores em um processo de produção, baseado em três elementos: tempo takt, sequência e estoque padrão.
Este método consiste em um modelo com uma série de padrões de trabalho que uniformiza produtos, serviços, atividades e processos, visando a melhor maneira de se realizar os itens citados. A padronização envolve desde a parte de consenso e registro do modelo até os treinamentos e auditoria das atividades realizadas.
Portanto, os três elementos componentes do processo de trabalho são: a atividade adequada a um fim, isto é, o próprio trabalho, o objeto de trabalho, ou seja, a matéria a que se aplica o trabalho, e os instrumentos ou meios do trabalho.
Já o “trabalho padronizado” lean define exatamente “como” o trabalho deve ser feito, com base na melhor forma de realizar o processo que temos hoje, visando maximizar a agregação de valor. A qualquer momento pode e deve ser melhorado, com as sugestões dos que realizam o trabalho.
São procedimentos específicos realizados pelos operários no processo de produção baseados no tempo takt, sequência de trabalho e estoque padrão. O trabalho padronizado é resultado de melhoria contínua (Kaizen) e também a base para que futuras melhorias possam ser feitas na empresa.
A padronização de processos é muito importante para as empresas porque garante a melhor forma de executar um trabalho. ... Padronizar serve para ter a repetibilidade do resultado, com todos fazendo da mesma forma. Assim, é possível gerar produtos ou serviços de alta qualidade gastando menos tempo e dinheiro.
Padronização ou normalização (ou normatização) é o processo de desenvolvimento e implementação de normas técnicas. A padronização tem como objetivo definir especificações técnicas que auxiliem na maximização da compatibilidade, reprodutibilidade, segurança ou qualidade de determinado processo, produto ou serviço.
PADRONIZAÇÃO é a titulação realizada para determinar a concentração do titulante que será utilizado para uma análise. Após a padronização a solução preparada com o padrão secundário é denominada SOLUÇÂO PADRÃO.
CONSISTE EM FAZER UMA TITULAÇÃO DA SOLUÇÃO PREPARADA, EM RELAÇÃO À UM PADRÃO PRIMÁRIO (OU SECUNDÁRIO). COM BASE NOS VOLUMES E NA MASSA DO PADRÃO PRIMÁRIO (OU CONCENTRAÇÃO DO PADRÃO SECUNDÁRIO) UTILIZADOS, É POSSÍVEL CALCULAR A CONCENTRAÇÃO MOLAR EXATA DA SOLUÇÃO.
Por não ser um padrão primário, é necessário a realização da padronização das soluções de permanganato. A padronização consiste em tornar uma solução qualquer em uma solução com concentração e fator conhecido.