A RIDE é constituída pelo Distrito Federal, pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do ...
Mais dez municípios brasileiros — 9 de Goiás e 1 de Minas Gerais — passaram a compor a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride)....
Região integrada de desenvolvimento (Ride) é uma área análoga às regiões metropolitanas brasileiras, porém, situada em mais de uma unidade federativa. ... A primeira Ride estabelecida foi a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.
Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. Essa delimitação coincide em parte com a Área Metropolitana de Brasília (AMB), constituída pelo DF + 12 municípios goianos.
É o antigo nome que se dá para as regiões administrativas localizadas no entorno de Brasília. Ao todo, são 19 e a maior é Taguatinga, seguida de Ceilândia e Sobradinho. Elas não têm autonomia política e, por isso, são dirigidas por administradores nomeados pelo governador local.
Cidade-satélite é uma designação usada para se referir a centros urbanos que estão localizadas um pouco perto, mas são essencialmente independentes de centros urbanos maiores.
Significado de Cidade-satélite substantivo feminino Cidade que se localiza nos arredores de uma metrópole e que pode estar ou não administrativamente ligada a ela: vivo numa cidade-satélite de Brasília.
São elas: Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Guará, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Candangolândia.
O Distrito Federal não é um Estado e nem possui municípios, é um território autônomo composto por 30 Regiões administrativas (cidades-satélites); exceto Brasília, a capital federal e sede do governo do Distrito Federal.
Porque são cidades de pequeno e médio portes, localizadas a uma distância variável entre de 6 e 25 km do Plano Piloto. Essas cidades satélites possuem administração própria, sob coordenação do Governador do Distrito Federal e da SUCAR - Secretaria de Estado de Coordenação das Administrações Regionais.
Taguatinga
Distância entre o Brasília e as principais cidades
Planaltina
Já Águas Claras é uma cidade-satélite que fica à cerca de 20 km da região central de Brasília e pode ser encontrada por meio de diversas vias de acesso. É um local que está muito bem servido pela mobilidade urbana, afinal de contas, 3 estações de metrô passam por ela, garantindo uma locomoção de Leste a Oeste.
Para comemorar os 161 anos da cidade, a administração regional preparou uma programação com cinco lives sobre o primeiro núcleo urbano da capital.
Mais de trinta pessoas perderam a vida durante as obras da Ponte Rio-Niterói, de acordo com jornais da época. Entretanto, muitos pesquisadores afirmam que o número de mortos é bem mais elevado. “Morreram vários operários. Em um dos acidentes, eu me lembro bem, morreram 12 pessoas, inclusive um engenheiro.
A inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960, há exatos 60 anos, foi um acontecimento, embora muitos daqueles que já moravam na cidade, bem como parte do resto do país, não acreditassem que aquela ousadia ou “loucura” do presidente Juscelino Kubistchek, como diziam os desafetos, fosse dar certo. E deu.
A cidade foi inteiramente projetada através do Plano Piloto feito por Lúcio Costa e teve orientação arquitetural de Oscar Niemeyer, famoso por suas obras da arquitetura contemporânea.
Em 1956, com um terreno demarcado no interior de Goiás, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, encaminhou ao Congresso Nacional a “Mensagem de Anápolis”, que propunha o nome Brasília para a nova capital, entre outros assuntos ligados à construção da cidade.
Brasília, nome sugerido já em 1823 por José Bonifácio, em memorial encaminhado à Assembléia Geral Constituinte do Império, foi inaugurada em 21 de abril de 1960, 150 anos após o então chanceler Veloso de Oliveira ter apresentado a idéia ao príncipe-regente.