A chamada nova classe média brasileira é constituída por famílias com renda per capita mensal entre 291,00 a 1.
Afinal, segundo os critérios oficiais, estão na classe média todas as famílias com renda superior a 292 reais por integrante e fazem parte da classe alta aquelas que acumulam mais de 1019 reais por mês, por pessoa.
Enquanto que podemos dizer que a classe média alta seria os que estão presentes na classe B, e os de classe média baixa na classe D. Já os mais pobres, ou classe baixa, são as famílias com renda total abaixo de dois salários mínimos, ou seja, compreendidos na faixa de renda da classe E.
Classe alta ou classe A é uma classe social presente no capitalismo moderno que se convencionou tratar como possuidora de um poder aquisitivo e de um padrão de vida e de consumo além do razoável, de forma a não apenas suprir suas necessidades de sobrevivência como também a permitir-se formas variadas de lazer e cultura ...
Ao invés de comprar 20 casas para alugar, que muitos acham que é como os milionários investem, os verdadeiros milionários distribuem os recursos entre os fundos de tijolo e de papéis, diversificando entre empresas, setores econômicos e localização geográfica.