O segmento da agricultura familiar é integrado por assentados da reforma agrária, beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), quilombolas, indígenas, artesãos, pescadores artesanais, aquicultores, maricultores, piscicultores, silvicultores, extrativistas, entre outros.
Agricultura familiar é toda forma de cultivo de terra que é administrada por uma família e emprega como mão de obra os membros da mesma.
Nesse contexto, parece ser possível afirmar que a agricultura familiar no Brasil surge como uma forma de produção alternativa à monocultura e ao latifúndio do período colonial fortalecendo-se com os impactos sociais, culturais e ambientais ocasionados pela “revolução verde” a partir da década de 1950.
A agricultura foi inventada várias vezes ao longo da história humana e em diferentes partes do mundo. Mas surgiu pela primeira vez – ou é o que os registros arqueológicos sustentam – em uma região apelidada de Crescente Fértil, uma área banhada por rios no Oriente Médio.
A agricultura familiar é de suma importância para assegurar a segurança alimentar e nutricional da população brasileira, uma vez que é responsável por 70% dos alimentos consumidos no país.
Mesmo assim, a agricultura familiar é responsável por mais de 80% dos empregos gerados no campo, o que evidencia sua importância ao gerar renda local, fixar o homem no campo e diminuir, consideravelmente, as demandas nas cidades por saúde, educação, saneamento básico, entre outras.
A importância da agricultura é, assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.
Dessa forma, a agricultura familiar pode oferecer a produção de alimentos saudáveis, a partir de técnicas que ajudam a preservar a biodiversidade e o meio ambiente, além de assegurar o consumo de produtos naturais saudáveis e de qualidade sem deixar de lado o crescimento econômico.
Além de estar associada às políticas de combate à fome, a agricultura familiar proporciona o crescimento econômico, contribui para a geração de empregos no campo, diminuindo o êxodo rural e produz alimentos saudáveis, elevando a qualidade de vida também nos centros urbanos.
As vantagens da agricultura familiar
A agricultura orgânica visa uma produção mais artesanal e focada no meio ambiente. Tendo como principal objetivo alimentos saudáveis e sem o uso de nenhum tipo de insumo químico para a sua produção.
Concluiu-se que a certificação orgânica é um fator importante e decisivo para conquistar maior credibilidade dos consumidores, além de conferir maior transparência às práticas e aos princípios utilizados na produção orgânica.
Agricultura Orgânica é um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto ...
A agricultura é um setor econômico que influencia de forma muito significativa no desenvolvimento do Brasil. – gerar matérias-primas para fabricar álcool, e combustível alternativo brasileiro, e para favorecer as indústrias.
A agricultura é a arte de cultivar a terra. Por meio dessa atividade milenar, obtêm-se alimentos e matéria-prima para a produção de bens industrializados.
Agricultura e pecuária são atividades econômicas pertencentes ao setor primário e representam, respectivamente, o cultivo de espécies vegetais e a criação de espécies animais. ... Desempenham importantes papéis na economia, produzindo alimentos (de origem vegetal e animal) para atender à demanda alimentícia mundial.
A agricultura é importante para criação de gados porque a alimentação destes gados depende do cultivo de espécies vegetais. ... Além de abastecer o mercado alimentício, a criação de gados também relaciona-se com a produção de matéria prima para obtenção de subprodutos.
Os jesuitas introduziram a criação de gado nas missões do sul, o que garantia boa parte da alimentação á população local e a outras regiões da colonia.
A criação de gado tinha como objetivo suprir o mercado interno. O gado bovino fornecia o couro, a carne e, além disso, era utilizado para mover a moenda dos engenhos. Apesar de sua importância para as diversas atividades da colônia, considerava-se a criação de gado uma atividade secundária.
No Brasil colônia, a criação de gado em muito serviu para a integração de áreas distantes não utilizadas no plantio da cana de açucar. No interior do nordeste brasileiro o gado, criado soldo de maneira extensiva levou a integração do sertão nortestino, chegando às barrancas do rio São Francisco no séc XVII / XVIII.
A criacao de gado foi a atividade mais importante para o povoamento dos sertoes nordestinos e das campinas do sul contribuindo muito para a consolidacao do territorio colonial.
Durante o período colonial, a empresa açucareira foi o grande investimento dos portugueses nas terras brasileiras. ... Além de se constituir enquanto uma atividade econômica alternativa aos projetos de exploração colonial, a pecuária também instituiu novas relações de trabalho alheias ao uso da mão-de-obra escrava.
Através do sistema de irrigação feito com as águas dos rios, é possível realizar vários trabalhos de agropecuária, desde a criação de gado até o cultivo de frutas para exportação e também para subsistência.
O Rio São Francisco possui grande importância social, econômica e cultural para o Brasil, abastecendo boa parte do Nordeste e gerando energia por meio de hidrelétricas. O Rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e considerado o rio de integração nacional.
Os ribeirinhos vivem da pesca e, por isso, são extremamente dependente dos rios e da quantidade de peixes existentes em suas regiões, de modo que o Rio São Francisco garante o sustento de milhares de ribeirinhos.
Preservação do Rio São Francisco afasta problemas e contribui com a saúde da população. De acordo com o ambientalista Silvano Wanderley, o problema dessas plantas é de esfera federal. ... O cuidado com o rio através da população também faz parte das ações de prevenção da qualidade da água.
Faça um ecoturismo e mostre um lugar lindo em que o rio percorre. 8 – Denuncie vazamentos, lixo e poluição – Ações rápidas podem minimizar as consequências causadas à água e ajudar a achar quem cometeu o crime.