Existe uma grande diferença em comer, por exemplo, um peixe frito em vez de um assado. Existem muitos alimentos que, além de saborosos, oferecem benefícios à nossa saúde e, por isso, podem fazer parte de uma dieta saudável e de emagrecimento.
Quais são os 4 melhores peixes para consumir na dieta?
Peixes magros bacalhau, badejo, carpa, corvina, dourado, garoupa, linguado, pescada, bacalhau, bonito, cação, carpa, dourado, espada, lambari, linguado, merluza, namorado, pescada, pintado, robalo, tainha, truta.
Peixes magros
Alimentos com maior ação anti-inflamatória: peixes de águas frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta), azeite de oliva extravirgem, linhaça, sementes de girassol, abóbora, gergelim; oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, macadâmia, pistache), chá verde, abacate, aveia, cúrcuma, curry, ...
De um modo geral os peixes fazem muito bem à saúde, são saborosos e ricos em nutrientes, mas para quem sofre com o excesso de ácido úrico, é recomendado evitar alguns alimentos, e um deles é o bacalhau, pois ele pode aumentar a retenção de ácidos no corpo, assim como outros alimentos.
Devem ser evitados os alimentos: carne vermelha ou aves – crua ou mal cozida; Peixe cru, frutos do mar parcialmente cozidos (como camarão e caranguejo), e frutos do mar defumados refrigerados; mariscos crus (incluindo ostras, mariscos, mexilhões e vieiras);
Os pescados que possuem o ácido graxo ômega 3, como salmão, atum e bacalhau, por exemplo, são os mais indicados, pois esse nutriente auxilia no controle do colesterol e dos triglicerídeos.
O consumo de abacate ajuda a reduzir a pressão arterial. Isso acontece devido à presença de potássio no alimento. Esse nutriente ajuda no controle da hipertensão e diversos estudos mostram que ter uma alta ingestão de potássio reduz a pressão arterial, pois auxilia no tônus vascular.
Frutas vermelhas Frutas como o morango, a amora, o mirtilo e a framboesa têm sua cor característica devido a um pigmento chamado antocianina. Essa substância tem função antioxidante e ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom, o que favorece a circulação e o controle da pressão arterial.
Evite carnes gordurosas, vísceras como fígado, coração e rins, embutidos como lingüiça, paio e salsicha, frios como mortadela, presunto e salame e ainda camarão. Prefira leite e iogurte desnatados, queijo branco ou ricota. Evite creme de leite, manteiga, queijos cremosos e maionese.
Porque se deve moderar o consumo
quem tem diabete tipo 1 pode comer fígado de boi ? Pode comer de tudo um pouco. Uma visita à nutricionista ajuda bastante.
Os compostos vitaminicos contidos no fígado de boi são particularmente efetivos na redução do risco de câncer. A fumaça carcinogênica do cigarro induz à deficiência de vitamina A, que pode levar ao enfisema.
A gastrite enantematosa leve é o tipo mais simples de gastrite. O consumo de carne vermelha e vísceras como fígado não costumam causar nenhum problema neste caso.
Além de toxinas, o fígado acumula metais pesados que podem contaminar e prejudicar o organismo, como mercúrio, chumbo, arsênico e cádmio.
Pessoas que estão em dieta de restrição podem optar pelo fígado bovino, à medida que é um alimento com uma quantidade relativamente baixa de calorias e muito rico em nutrientes.