Marx tipificou duas formas de mais-valia: a absoluta e a relativa.
A taxa de lucro é a relação entre a mais-valia e todo o capital adiantado, expressa em porcentagem. ... “A taxa de lucro é a força motriz da produção capitalista; produz-se aquilo e só na medida em que seja possível produzir-se com lucro.”
Resposta: Sob o capital, os indivíduos adotam os interesses do sistema como seus próprios interesses. A função da educação numa economia capitalista é de ser importante na promoção do desenvolvimento econômico, promover a superação da crise.
A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade.
Na sociedade capitalista, a educação pode ser entendida como socialização em geral (educação não-formal) ou escolarização (educação ou socialização formal ou escolar). O conceito de modo de educação expressa a forma como o processo de socialização (formal ou não) se concretiza numa determinada sociedade.
O termo relações sociais denomina o conjunto amplo de interações que os indivíduos estabelecem no convívio em sociedade. Como conceito, ele é explorado por diferentes campos de estudo, como a sociologia, história e psicologia.
As relações de trabalho são os vínculos estabelecidos no universo do trabalho. São as relações entre o trabalho/a mão-de-obra (que presta o trabalhador) e empregador ou capital (pago pela entidade empregadora) no âmbito do processo de produção.