A Bílis, também chamada de bile ou suco biliar, é um fluido alcalino, produzido no fígado e armazenado na vesícula biliar. Tem a função de digerir gorduras e captar nutrientes ao passarem pelo intestino. ... Chegando no intestino, realiza e emulsão dos lipídeos.
A produção da bile ocorre por meio da incorporação de pigmentos resultantes do processo de destruição de eritrócitos pelo fígado. É produzida continuamente, cerca de 250 ml a 1 L por dia, e parte é lançada pelo ducto colédoco no duodeno e parte é armazenada na vesícula biliar.
O suco pancreático é uma secreção produzida pelo pâncreas que atua no processo digestivo e, através do ducto pancreático (ou canal de Wirsung), é lançado na cavidade do duodeno.
O fígado é um dos maiores órgãos do corpo humano e relaciona-se com diversas funções, entre elas, a produção da bile e a detoxificação hepática. O fígado é um anexo do sistema digestório e é considerado um dos maiores órgãos do corpo humano.
O fígado é a maior glândula do corpo humano, com atividade endócrina e exócrina. O fígado localiza-se na região abdominal, do lado direito, abaixo do diafragma.
duodeno
Trajetória da bile Esse líquido é produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar. A bile circula pelos ductos biliares e pela vesícula até chegar ao intestino, onde emulsiona as gorduras permitindo que as pequenas partículas lipídicas aumentem de tamanho, finalizando o processo de digestão.
Vc deve procurar um cirurgião do aparelho digestivo. A pedra na vesícula deve ser operada independente da ocorrência de dor pois pode causar diversas complicações como colecistite aguda, colangite e pancreatite aguda.
Não existe um exame de sangue que detecte colelitíase (cálculo na vesícula biliar). O exame mais simples e com alto poder de detecção é o USG de vias biliares.
Durante uma crise de vesícula deve-se comer alimentos ricos em água e com pouca ou nenhuma gordura, tais como:
Medicações mais fortes que o buscopan seriam anti-inflamatórios, mas necessitaria de avaliação e indicação médica prévia e, mesmo assim, só por alguns dias. Protetores gástricos também são indicados, além de uma dieta leve com pouca gordura. Entretanto precisa definir se a dor advém mesmo da vesícula biliar.