Economia Planificada é um sistema econômico cuja produção é controlada pelo Estado, que define o planejamento e as metas da economia do país. Também chamada de Economia Centralizada ou Economia Centralmente Planejada, é o modelo proposto pelo Socialismo.
Em economia, intervencionismo estatal refere-se à interferência do Estado na atividade econômica do país, visando a regulação do setor privado, não apenas fixando as regras do mercado, mas atuando de outras formas com vistas a alcançar objetivos que vão desde o primeiro estímulo ao crescimento da economia e à redução ...
Economia planificada, também chamada de economia centralizada ou economia centralmente planejada, é um sistema econômico no qual a produção é prévia e racionalmente planejada por especialistas; os meios de produção são propriedade do Estado; e a atividade econômica é controlada por uma autoridade central que estabelece ...
Os planos quinquenais foram um instrumento de planificação econômica implantado por Stalin na antiga União Soviética, com o objetivo de estabelecer prioridades para a produção industrial e agrícola do país para períodos de cinco anos. ...
A Economia de Mercado designa um tipo de sistema econômico em que as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devemser produzidos os bens são tomadas pelo próprio mercado. Opõe-se, portanto às designadas Economia Centralizada em que estas decisões são tomadas pelo Estado.
Do seu ponto de vista, qual é a maior virtude do sistema de economia de mercado? ... É a lei natural do mercado, onde a competição e a livre concorrência entre os produtores determinam o preço das mercadorias e regulamentam a economia, sem a necessidade da intervenção da autoridade do Estado (defeito).
A economia descentralizada apresenta as seguintes características: a) o funcionamento é ditado pelas demandas do mercado consumidor; b) a unidade de produção é a empresa, voltada para o mercado e competindo com outras empresas concorrentes; c) o custo econômico da produção tem importância preponderante no funcionamento ...
Nos países capitalistas predomina a economia de mercado, enquanto nos países socialistas predomina a economia estatal planificada. ... Nesse sistema, a produção econômica do país é planejada por um órgão central do Estado, visando atender às necessidades sociais que esse órgão centralizador planejou.
A economia foi caracterizada pelo controle estatal do investimento, propriedade pública de ativos industriais, estabilidade macroeconômica, desemprego insignificante e alta segurança no emprego. A partir de 1928, o curso da economia da União Soviética foi guiado por uma série de planos quinquenais.
Está caracterizada pelo aprofundamento das relações econômicas, sociais,... Os Blocos Econômicos correspondem a união de países de uma mesma região para fomentar o crescimento econômico e social.
A economia socialista é um sistema econômico caracterizado pela propriedade coletiva dos principais meios de produção. ... propriedade colectiva dos principais meios de produção, todos os setores da economia são coletivizados; planificação ostensiva de toda a de produção econômica.
O Estado detém o controle indireto da economia não estatal através do sistema financeiro, que dá de acordo com as prioridades do estado. A principal diferença da antiga economia socialista planejada é a reestruturação das empresas estatais ao longo de uma base comercial.
Economias socialistas partem da premissa que "indivíduos não vivem ou trabalham de forma isolada mas vivem em cooperação uns com os outros. Ademais, tudo o que as pessoas produzem é de algum modo um produto social, e todos que contribuíram para a produção de um bem é intitulado a uma parte dele.
Comunismo (do latim communis, comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção.
O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.
Resposta: O modo capitalista é caracterizado pelas relações assalariadas de produção. Os meios de produção são propriedade privada da burguesia. Já no modo socialista, os meios de produção são públicos ou coletivos, não existindo empresas privadas.
No sistema capitalista, os proletários trabalham para os burgueses e recebem um salário em troca de sua força de trabalho. O trabalho assalariado no capitalismo é fundamental para a manutenção do sistema, afinal, é com o salário que os trabalhadores compram bens e serviços e garantem o funcionamento do sistema.