Na prática, as empresas recolhem os resíduos recicláveis nas residências e destinam prioritariamente para as 25 cooperativas de reciclagem habilitadas no Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da Prefeitura, que ficam com 100% do lucro das vendas dos materiais, gerando renda para cerca de 940 famílias de cooperados ...
A coleta seletiva representa a maneira ecológica mais adequada para o descarte de lixo. Associado ao tema de educação ambiental e do desenvolvimento sustentável, a coleta seletiva evita a poluição do solo e das águas. A intenção é separar todos os resíduos, utilizando-os na reciclagem.
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios.
Fazer a coleta seletiva vai muito além de prevenir a grande quantidade de CO2 no ar. Com a prática, os resíduos são devidamente descartados e evitam a poluição do solo e lençóis freáticos, além de ruas e esgotos.
Ao reciclar, poupa-se a produção de materiais que demandariam uma grande extração de matérias-primas da natureza, além de evitar-se a necessidade de aterros e lixões. Há também grande economia de energia e água, que seriam usados na produção de novos produtos.
Como já falamos, logística reversa do lixo eletrônico possibilita a redução da extração de matéria-prima, o que significa uma diminuição na emissão de gases CO₂ na atmosfera, responsáveis pela potencialização do efeito estufa.
Uma alternativa viável para evitar ou diminuir os danos provocados pelo e-lixo é a reciclagem de seus componentes. ... A reciclagem consiste em uma série de atividades que têm o objetivo de aproveitar os detritos de um objeto e reutilizá-los como matéria-prima dentro do processo industrial.
É possível reciclar esse lixo? Já podemos adiantar que sim! Aliás, existem empresas especializadas nesse tipo de atividade — denominada manufatura reversa. Como o próprio nome sugere, tal processo consiste na coleta e no desmonte desses equipamentos, seguindo o caminho oposto ao de fabricação.
A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental. ... Há alguns casos em que a reciclagem também reduz o consumo de energia.