Pela boca morre o peixe Este ditado quer dizer que é perigoso falar demais, já que corremos o risco de prejudicar alguém ou a si mesmo. Exemplo: “Eu fiquei quieto na reunião em grupo, não quis morrer pela boca.”
“O excesso de alimento não consumido pelos peixes 'estraga', 'deteriora' e prejudica a qualidade da água, prejudicando assim a estabilidade biológica da mesma, afetando a qualidade de vida dos peixes e do habitat do aquário”, alerta Marcus.
Mesmo que os peixes pareçam esfomeados, estes acabam por nunca comer tudo o que de excesso é colocado no aquário. Os restos acumulam-se e começam a “apodrecer” são transformados em substâncias tóxicas que vão provocar a morte do peixe.
O envenenamento por amoníaco e o afogamento por falta de oxigênio são duas das causas mais comuns da morte de peixes em aquários. Para evitar que os seus peixes se afoguem, tenha em conta que a quantidade de oxigênio que pode se dissolver na água de um aquário é limitada.
Sem duvida ele pode ter morrido de fome, aparentemente ele não estava doente, lembre-se que Cascudo não si alimenta apenas de algas, ele necessita de alimentos próprio para cascudo, e tem que ter toca em seu aquário, cascudo é um peixe noturno, e si possível colocar um tronco cascudo adora troncos tiram bons alimentos ...
Alimentação: Onívoro com tendência a carnivorismo, se quiser incentivar a reprodução e manter seu cascudo saudável, complemente sua dieta oferecendo – além das rações específicas para peixes de fundo – alimentos de origem vegetal, como por exemplo: abóbora, pepino, abobrinha, alface, couve, vagem, ervilha, batata ( ...
As carpas comuns, por exemplo, podem passar de 15 anos de vida quando recebem bons cuidados de medicina preventiva. Embora não seja regra, os peixes maiores e robustos geralmente são mais resistentes, por isso podem ter uma maior longevidade do que as espécies menores e mais delicadas.
Outro cuidado importante é não colocar dois cascudos dentro de um mesmo aquário para não causar confusão. Embora sejam dóceis e convivam pacificamente com outros peixes, ficam agressivos entre si. Isso porque, num ambiente pequeno, competem pelo mesmo espaço e alimento, podendo ocorrer até canibalismo.