Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos; ele é o Rei da Glória (Salmos. 24.
Os Salmos 46, 47 e 48 são hinos de louvor que celebram a vitória e o livramento de Deus sobre um grande inimigo. ... A ocasião que este Salmo foi escrito é quando Deus livra Jerusalém do ataque feroz de Senaqueribe rei dos assírios, durante o reinado de Ezequias.
Salmo 46
SALMOS 46. DEUS É o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. ... O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
Uma fenda enorme começa a se abrir como se tivesse sendo rasgada, até chegar aos pés de Datã, Abirão e Corá, que grita desesperado até cair, agarrado à mulher. Os demais 250 rebeldes vão sendo engolidos pela terra, em meio a gritos de pânico.
Acã: Este é um nome para jamais ser esquecido. Foi um israelita criado sob os preceitos da lei de Moises, pertencia ao povo de Deus. Estava sob a liderança de dos maiores lideres bíblicos. Ele pecou contra o homem, pecou contra Deus quando roubou dos despojos e trouxe julgamento sobre toda uma nação.
A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida. Só seus filhos poderiam fazê-lo.
Segundo o relato bíblico Deus castigou a rebeldia do povo e determinou que, dos israelitas de vinte anos para cima, somente Calebe e Josué teriam permissão de entrar na terra prometida. ... Calebe era filho de Jefoné, que não era israelita, e sim do povo Quenezeu (Números 32:12; Gênesis 15:19).
A punição por esta revolta, e pela recusa dos israelitas em confiar na promessa divina da conquista da terra de Canaã, foi a permanência de quarenta anos no deserto, até o florescimento de uma nova geração (Nm 14: 29-33).