EQST

Quem Eram Os Pretores Na Repblica Romana?

Quem eram os pretores na República Romana?

Os pretores eram os magistrados que tratavam das questões jurídicas. ... Uma última magistratura criada em Roma foi a dos Tribunos da Plebe. Eles podiam vetar qualquer lei que ferisse os interesses dos plebeus, exceto em tempo de guerra ou na vigência de uma ditadura.

O que é pretor no direito romano?

O magistrado dava uma solução ao conflito, julgando-o. Também conhecidos como pontífices; Pretor: Era classificação / espécie dos magistrados romanos. Tinha como função principal cuidar da primeira fase do processo entre particulares.

O que faz o censor?

Censor era um oficial da Roma Antiga responsável por realizar e manter os censos, garantir a "moralidade pública" ("Regimen morum") e supervisionar certos aspectos das finanças governamentais. Esta função de garantir a moralidade é a origem do sentido moderno das palavras "censor" e censura".

Qual é o grupo social do cônsul?

Resposta. Resposta: Quem detinha o poder na República Romana eram os patrícios. O Senado, formado por 300 patrícios, elegia um cônsul para governar a República por um tempo determinado.

Por que o Senado romano escolhia dois cônsules para administrarem a cidade?

A cada ano, a Assembleia Curiata, formada somente por patrícios adultos, escolhia dois cônsules. Sendo o mais importante cargo das magistraturas, os cônsules tinham como funções primordiais a organização dos cultos públicos, o comando dos exércitos e a convocação do Senado.

Qual o nome do cargo que era ocupado por dois patrícios um deles responsável em comandar o exército o outro presidia o Senado e administrava a cidade?

pretor

Quem eram os senadores quais eram as principais funções do senado romano?

Durante a Monarquia Romana (séculos VIII a VI a.C.), quando foi formado o Senado, sua função era a de debater os assuntos públicos que interessavam aos habitantes da cidade. ... O Senado Romano era formado por cerca de 300 pessoas, representando as mais ricas famílias de Roma.

Como era a organização política durante a República Romana?

Cônsules: chefes da República, com mandato de um ano; eram os comandantes do exército e tinham atribuições jurídicas e religiosas. Senado: composto por 300 senadores, em geral patrícios. Eram eleitos pelos magistrados e seus membros eram vitalícios.

Como era a organização política durante o período de monarquia em Roma *?

Os principais órgãos da monarquia eram o rei, o Senado e a Assembleia Curial. O Senado – era um conselho formado pelos cidadãos mais idosos, responsáveis pela chefia das grandes famílias (gentes), ligadas entre si por lações culturais e de parentesco. ... A Assembleia reunia-se apenas quando convocada pelo rei.

Como era a organização política e social em Roma no período republicano?

Resposta. a república criada pelos patrícios misturava elementos monarquicos ( cônsules ), aristocráticos ( senado ) e democráticos ( assembléias ), o que dava a ela uma complexa estrutura política-administrativa.

Como era a política no período monárquico?

A política do Império do Brasil ocorreu em uma monarquia quase representativa parlamentar federal, através do qual o Imperador do Brasil era chefe de Estado e o chefe de governo, nominalmente, embora o presidente do Conselho de Ministros era efetivamente o chefe de facto e de um sistema multipartidário.

Quantas formas de governo Roma vivenciou quais foram elas?

A Roma Antiga conheceu 3 formas de governo: Monarquia, República e Império. A forma de governo adotada em Roma até o século VI a.C. foi a Monarquia. ... Em 509 a.C., os romanos derrubaram o rei etrusco (Tarquínio - o Soberbo), e fundaram uma República.

Quais as formas de governo que antecederam a ascensão dos imperadores romanos?

Resposta. Desde a fundação da cidade e até o ano de 509 a.C., Roma viveu sob um governo monárquico. De 509 a.C. até 27 a.C., a forma de governo foi republicana.

Como a república romana deixou de ser uma oligarquia?

Resposta. Resposta: Sim, porque antes Roma era governada apenas por reis que eram decididos pelos senadores, mas depois com a criação da república Roma começou a ser governada por pessoas normais junto com os senadores.