João VI de Portugal
Teresa Cristina Maria de Bourbon
Isabel do Brasil
Isabel do Brasil
Desse casamento, nasceram sete filhos: Maria, Miguel, João Carlos, Januária, Paula, Francisca e Pedro. Apesar do encantamento inicial, o casamento de d. Pedro e d. Maria Leopoldina (como foi nomeada depois da independência) foi extremamente difícil para a austríaca.
Maria Leopoldina de Áustria
Amélia Augusta Eugênia Napoleona
Amélia de Leuchtenbergde 182
Domitila de Castro Canto e Melo
Do relacionamento com d. Pedro I, Domitila teve cinco filhos, sobrevivendo apenas duas meninas: Isabel Maria (1824-1898), reconhecida pelo imperador e feita Duquesa de Goiás, e Maria Isabel (1830-1896), condessa de Iguaçu por casamento. Com a morte da imperatriz d. Leopoldina, d.
3 de novembro de 1867
No começo de 1823, Domitila já estava instalada na corte, era a cortesã preferida do monarca. ... No dia 12 de outubro de 1825, aniversário do imperador, Domitila tornou-se oficialmente “Viscondessa”, pelos serviços prestados à imperatriz. Finalmente, no dia 12 de outubro de 1826, ela foi elevada à “Marquesa de Santos”.
Fim de 'Novo Mundo': Dom Pedro expulsa Domitila do Paço Após Domitila ter voltado para o Rio de Janeiro contra as ordens de Pedro, ela manda um bilhete para a rival dizendo que seu marido está com ela, e chegará a ir até o Paço, onde tem um novo embate com Leopoldina, e acaba sendo mais uma vez expulsa pelo amado.