O Monte Seir formava a fronteira sul-leste de Edom e Judá, e também pode repercutir a antiga e histórica fronteira do Egito e Canaã. Ele foi a região montanhosa repartida aos descendentes de Esaú, os Edomitas.
O que significa Seir na Bíblia?
Então, havendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, de frente para o templo, Pedro, Tiago, João e André o consultaram em particular: “Dize-nos quando acontecerão estes eventos, e que sinal haverá quando todos eles estiverem prestes a cumprir-se?” (Marcos 13:3,4)
Mas o “vale de Josafá”, precisa estar ligado com algum evento na vida dele, pois, Josafá é mencionado justamente devido ao significado de seu nome, que faz referência ao juízo de Deus sobre as nações. E o único vale citado na trajetória de Josafá foi o vale onde o Senhor batalhou por eles (2Cr 20:16) e, por isso, passou a ser chamado de “Vale de Beraca” devido ao grande livramento que Deus deu ao seu povo (2Cr 20:26).
A morte de Josafá
[17] Beraca (בְּרָכָה Berakah) significa: “Bênção” — cf. STRONG h1294 (Strong, James. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.)
O Monte Seir fica ao sul do Mar Morto. As montanhas de Seir ficaram conhecidas na Bíblia por ter sido o local para onde Esaú foi após a morte de seu pai, Isaque.
E aconteceu que, durante uma batalha com os filisteus, os israelitas foram derrotados, tiveram que fugir para salvar suas vidas e muitos foram mortos no Monte Gilboa. (1 Crônicas 10:1,8)
O profeta Jeú, filho de Hanani repreende Josafá
Isso aconteceu porque Josafá fez essa aliança mesmo após ter sido repreendido pelo vidente Jeú, filho de Hanani acerca de sua aliança com Acabe, rei de Israel (2Cr 19:2). Por isso, Eliézer, filho de Dodavá, de Maressa, profetizou contra Josafá dizendo: “— Porque você se aliou com Acazias, o SENHOR destruirá o que você construiu.” (2Cr 20:37).
Como o nome Josafá significa “Yahweh julgou”, o Vale de Josafá é também chamado de Vale da Decisão, porque ali o SENHOR julgará as nações. Alguns comentaristas dizem que o Vale de Josafá se refere ao Vale de Cedrom, que fica em Jerusalém (cf. Sf 3.8-20; Mt 25:31-46), o que parece estar de acordo com o contexto imediato (cf. Joel 3:1,16,17). Porém, outros acreditam que se refira ao Vale do Megido, onde ocorrerá a batalha do Armagedom descrita em Apocalipse 16:16 que destruirá completamente os exércitos do Anticristo.
A região montanhosa do Líbano aparece na Bíblia como sendo o local de onde veio o cedro e as pedras usadas pelo rei Salomão na construção do Templo em Jerusalém.
[18] O SENHOR (יהוה Yahweh) ruge de Sião – Essa expressão indica a plena Divindade de Cristo Jesus como o Leão da Tribo de Judá (Ap 5:5; cf. Gn 49:9) que rugirá para vencer os inimigos de seu povo (cf. Jr 25:30; Os 11:10; Am 1:2; 3:8).
Alguns desses montes da Bíblia são mencionados com mais frequência, enquanto outros aparecem apenas uma única vez no texto bíblico. Há ainda o fato de que um mesmo monte pode ser citado com dois nomes diferentes. Vejamos neste estudo bíblico quais são os mais importantes montes da Bíblia.
3. Monte Seir
O levita Jaaziel profetizou, inspirado pelo Espírito Santo, dizendo: “veja a salvação que o SENHOR lhes dará”, a palavra traduzida aqui por “Salvação” é Yeshûʿah[13], que está diretamente relacionado com o nome hebraico de Jesus (Yeshûaʿ)[14], o nosso Senhor e Salvador!
[14] Yeshûaʿ ישׂוע — cf. STRONG h3442 (Strong, James. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.)
Acabe questionou aos seus servos que a região de Ramote-Gileade pertencia a Israel, mas estava sob o domínio dos sírios. Por isso, perguntou se Josafá entraria com ele nessa batalha. Josafá prontamente se dispôs, mas pediu que Acabe consultasse primeiro a palavra do Senhor (1Rs 22.1-5; 2Cr 18:1-4).
12. Monte Carmelo
Além disso, Josafá exterminou da terra os restantes dos prostitutos cultuais que ficaram nos dias de Asa, seu pai (1Rs 22:47). Josafá teve riquezas e glória em abundância (2Cr 18:1) e exerceu domínio sobre os edomitas[3], por isso não tinha rei em Edom, apenas um vice-rei[4] (1Rs 22:48) que permanecia aliado e subjugado ao rei de Judá[5] (cf. 2Rs 3:9,12,26).
[4] A versão ACF (2011), ao invés de “governador”, traduz corretamente como “vice-rei” devido ao contexto desse versículo esclarecer que não é um rei independente (cf. 1Rs 22:48).
O Mapa Cronológico da Bíblia, disponível em (www.cronologiadabiblia.com.br), torna muito fácil identificar esse longo período da corregência entre Josafá e Jeorão, reis de Judá.
Os edomitas desapareceram no pós-exílio. Depois do V ou IV século, sua região foi ocupada pelos comerciantes Nabateus: um grupo que vivia no deserto sem uma identidade muito definida.
O que significa monte Seir na Bíblia?
O Monte Seir é especificamente observado como o lugar em que Esaú construiu sua casa (Gênesis 36:8; Josué 24:4), e onde os israelitas teriam rodeado antes de entrarem na Terra Prometida (Deuteronômio 2:1). ... Ele foi nomeado para Seir, o horeu, cujos filhos habitavam a terra (Gênesis 36:20).
Qual é o significado do Monte Seir?
O Monte Seir é especificamente observado como o lugar em que Esaú construiu sua casa (Gênesis 36:8; Josué 24:4), e onde os israelitas teriam rodeado antes de entrarem na Terra Prometida (Deuteronômio 2:1). ... Ele foi nomeado para Seir, o horeu, cujos filhos habitavam a terra (Gênesis 36:20).
Como os edomitas foram destruídos?
As outras aldeias edomitas também sofreram destruição. Sob a pressão dos ataques babilônicos ou após as desordens causadas pelo desaparecimento da fraca autoridade central, as aldeias foram gradualmente abandonadas.
Quem é este que vem de Edom?
– 1Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar. no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vesti- dura.
Porque Edom foi destruída?
O fato complicante é que Edom e Israel partilham a mesma linhagem sanguínea, pelos seus fundadores - que eram dois irmãos, Jacó e Esaú. Por este tratamento inaceitável a um parente, Edom será coberta de vergonha e destruída para sempre. ... O versículo 18 afirma que "ninguém mais restará da casa de Esaú".
O que significa a palavra Edom na Bíblia?
Etimologia. Edom é o nome que foi dado a Esaú, o primogênito de Isaque, que vendeu seu direito de primogenitura a seu irmão Jacó por um prato de sopa, cuja cor vermelha deu seu nome - "Adom". ... O topônimo Seir derivou, de acordo com a Bíblia, do progenitor dos horeus, que habitaram Edom antes dos edomitas.
Qual o significado da palavra parã na Bíblia?
Parã (em hebraico:פארן) é uma pequena moshav no vale de Arabá ao sul de Israel. Localizada a cerca de 100 km do norte de Éilat, ela cai na jurisdição de Conselho Regional Central de Arava.
Qual o significado do nome parã?
A origem do nome Pará vem do termo “pa'ra”, o mesmo que “rio-mar” na língua tupi-guarani. Era assim que os índios denominavam um dos braços – o direito - do rio Amazonas.
O que é Monte Seir na Bíblia?
O Monte Seir é especificamente observado como o lugar em que Esaú construiu sua casa (Gênesis 36:8; Josué 24:4), e onde os israelitas teriam rodeado antes de entrarem na Terra Prometida (Deuteronômio 2:1). ... Ele foi nomeado para Seir, o horeu, cujos filhos habitavam a terra (Gênesis 36:20).
Como foi o fim de Edom?
Os Macabeus, sob João Hircano, subjugaram e judaizaram os edomeus. Eles foram finalmente destruídos com os judeus em 70 DC pelo general romano Tito. ... Não há nenhum indício em nenhum lugar que qualquer dessas profecias contra Edom continuam a ser cumpridas nos tempos modernos, …
O que é ser um edomita?
Significado de Edomita adjetivo, substantivo masculino e feminino Descendente de Esaú (Edom). ... substantivo masculino plural Antigo povo, descendente de Esaú, que vivia a sudeste do Mar Morto.
Quem é aquele que vem de bozra?
Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar.
Quem era bozra na Bíblia?
Bozra foi a capital do povo de Edom. De acordo com o Antigo Testamento, Edom foi o lugar onde o irmão gêmeo de Jacó, Esaú, veio a se instalar e originá-lo como novo povo (Gn 36.1,9). No livro de Gênesis, Bozra é citada como cidade do segundo rei do povo de Esaú, ou seja, o povo de "Edom".
O que é Edom na Bíblia?
Edom é o nome que foi dado a Esaú, o primogênito de Isaque, que vendeu seu direito de primogenitura a seu irmão Jacó por um prato de sopa, cuja cor vermelha deu seu nome - "Adom". ... O topônimo Seir derivou, de acordo com a Bíblia, do progenitor dos horeus, que habitaram Edom antes dos edomitas.