Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
A vitória bolchevique pode ser explicada do ponto de vista logístico e estratégico. O fato de o Exército Vermelho controlar territórios centrais na Rússia garantiu-lhes uma vantagem importante: a locomoção das tropas e dos recursos era mais simples e rápida.
A negação de qualquer tipo de dominação ou superioridade hierárquica permanente entre os cidadãos • A defesa e difusão das virtudes cívicas • O estabelecimento do estado de direito • A construção de uma democracia participativa • A separação entre o patrimônio público e o do governante • Incentivo ao autogoverno dos ...
a) O chamado Comunismo de Guerra foi uma estratégia usada pelos bolcheviques durante a guerra civil, ocorrida após a Revolução Russa de 1917. Baseava-se na permissão de todas as forças produtivas do país deveriam mobilizar-se para combater as tropas estrangeiras e russos que fossem contra a revolução.
Guerras. O comunismo de guerra foi uma tática econômico-militar adotada pelo líder bolchevique, Vladimir Lenin, durante a Guerra Civil Russa. O “comunismo de guerra” foi uma estratégia econômico-militar elaborada por Vladimir Lenin, líder comunista bolchevique, durante a Guerra Civil Russa (1918-1920).
O Comunismo de Guerra pautava-se na permissão de que todas as forças produtivas do país deveriam se orientar no sentido de combater os inimigos do povo, ou seja, o Exército Branco e tropas de ocupação estrangeiras.
O chamado "comunismo de guerra" foi uma tática que os bolcheviques adotaram no contexto de uma guerra civil que ocorreu na Rússia após a Revolução Russa, em 1917. ... Não se tratava de um sistema comunista como sugere o nome, mas sim um sistema que visava a garantir reformas no capitalismo.
Durante a Guerra Civil Russa (1917-1921), os bolcheviques adotaram o comunismo de guerra, o que resultou na desintegração de grandes latifúndios e a apreensão forçada de excedentes agrícolas. ... No entanto, o passo fundamental envolveu o caso dos excedentes agrícolas.
Pode ser entendido como controle total do Estado Operário sobre a economia nacional; censura à imprensa; nacionalização de todos os bancos, fábricas e terras; decreto do trabalho obrigatório; requisição da produção agrícola; comércio por troca direta; entre outras características.
Desde que a Rússia passou pela Revolução Russa, em 1917, o Comunismo ganhou notória força nos discursos por todas as partes do planeta. ... Os Estados Unidos representavam e defendiam a ideologia capitalista, enquanto a União Soviética representava e defendia a propagação da ideologia comunista.
Controle da Igreja e demais religiões; Enfraquecimento da disciplina do Partido Comunista devido à divisão ideológica; Guerra Fria e a pressão do Ocidente.
Em 26 de dezembro de 1991, a União Soviética foi oficialmente dissolvida, sendo sucedida por quinze países, terminando assim o Estado maior e mais influente do mundo comunista, e deixando a República Popular da China, com essa posição.
Comunismo (do latim communis, comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção.
O socialismo libertário (incluindo o anarquismo social e o marxismo libertário) rejeita o controle estatal e de propriedade da economia e defende a propriedade coletiva direta dos meios de produção através de conselhos cooperativos de trabalhadores e da democracia no local de trabalho.
A economia socialista é um sistema econômico caracterizado pela propriedade coletiva dos principais meios de produção. ... propriedade colectiva dos principais meios de produção, todos os setores da economia são coletivizados; planificação ostensiva de toda a de produção econômica.
O Estado detém o controle indireto da economia não estatal através do sistema financeiro, que dá de acordo com as prioridades do estado. A principal diferença da antiga economia socialista planejada é a reestruturação das empresas estatais ao longo de uma base comercial.
No Socialismo o Estado controla completamente a Economia, sendo responsável por planejar a exploração e a distribuição dos bens produzidos. Neste o processo da livre escolha inexiste e o indivíduo tem sua liberdade condicionada pela ideologia do Estado.