Os shoppings e centro comerciais de Salvador vão reabrir na terça-feira (6), seguindo o plano da prefeitura para retomada das atividades econômicas na cidade. A medida foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis, na última quinta-feira (1º).
Eis os serviços essenciais que podem abrir:
Com mais flexibilização que a fase vermelha, porém mais restritiva que a laranja, o novo faseamento anunciado pelo governo de São Paulo permite a abertura de lojas, comércio, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e outros setores, mas com capacidade de público e horário de funcionamento reduzidos.
A nova etapa do Plano São Paulo vai até o dia 19, como o Estadão adiantou. A mudança foi detalhada em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, 9. Na prática, a mudança libera escolas públicas e particulares para abrir na segunda-feira. O governo vai manter o toque de recolher entre as 20 horas e 5 horas.
A proibição de cultos religiosos presenciais e o fechamento do comércio não essencial continuam em vigor. O governo também mantém a recomendação de teletrabalho, o escalonamento de horários alternados para os setores de serviços, do comércio e da indústria e o toque de recolher das 20h às 5h.
Na fase vermelha, serviços considerados essenciais podem funcionar. Lojas, restaurantes e bares podem fazer a comercialização de produtos por meio de drive-thru, delivery ou retirada. As escolas, que passaram a ser consideradas serviços essenciais, também podem ser abertas.
O que pode funcionar na fase vermelha?