O terceiro ventrículo é uma cavidade localizada na linha media do cérebro, situada entre o tálamo direito e o esquerdo. O fluido cerebroespinhal entra no terceiro ventrículo vindo dos dois ventrículos laterais, pelo Forame de Monro. O líquido sai do ventrículo através do aqueduto de Sylvius.
Os ventrículos cerebrais são espaços localizados nos hemisférios cerebrais que se comunicam entre si, sendo o local por onde o líquor se movimenta. O cérebro humano possui quatro ventrículos: o primeiro está localizado no hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto o segundo está em seu extremo oposto.
O tálamo é uma estrutura localizada no diencéfalo, entre o córtex cerebral e o mesencéfalo, formada fundamentalmente por substância cinzenta (núcleos de neurônios) do encéfalo. São duas massas neuronais situadas na profundidade dos hemisférios cerebrais.
2) Fibras Transversais e Núcleos Pontinos Os núcleos pontinos são pequenos aglomerados de neurônios dispersos em toda a base da ponte. ... Parte Dorsal Ou Tegmento Da Ponte Apresenta fibras ascendentes, descendentes e transversais, de grande importância clínica pois apresenta núcleos de alguns nervos cranianos.
Estrutura da ponte É formada por uma parte ventral, ou base da ponte, e uma parte dorsal, ou tegmento da ponte. O tegmento da ponte tem estrutura muito semelhante ao bulbo e ao tegmento do mesencéfalo. Já a base da ponte tem estrutura muito diferente das outras áreas do tronco encefálico.
Observam-se no tegmento as fibras dos lemniscos que de medial para lateral são:
mesencéfalo
O mesencéfalo, analisado através de um corte transversal, pode ser dividido em três regiões: A parte basilar (ou base dos pedúnculos), anterior, correspondente aos pedúnculos cerebrais e substância negra. O tegmento (ou calote), situado posteriormente à substância negra e anteriormente à substância cinzenta central.
O mesencéfalo faz parte do tronco encefálico, é uma estrutura presente no sistema nervoso central superior de todos os animais complexos. ... Entre as formações anatômicas citadas, todas fazem parte do mesencéfalo, exceto corpos geniculados, os corpos geniculados fazem parte do diencéfalo, que é uma parte do telencéfalo.
Em uma secção transversal do mesencéfalo, vê-se que o tegmento é separado da base por uma área escura, a substância negra (nigra). Junto à sustância negra existem dois sulcos longitudinais: um lateral, sulco lateral do mesencéfalo, e outro medial, sulco medial do pedúnculo cerebral.
O cerebelo é uma região do cérebro localizada na fossa craniana posterior. Ele é dividido anatomicamente em dois hemisférios laterais denominados de hemisférios cerebelares e uma região mediana, denominada vérmis.
O mesencéfalo é responsável por parte do processo de coordenação dos reflexos visuais e do processo de integração das informações sensoriais. Essa região está também relacionada com o tônus muscular a postura corporal.
A decussação das pirâmides é um fenômeno que ocorre em todos os animais vertebrados, em que há um cruzamento das fibras nervosas no plano mediano, de maneira oblíqua, que resulta na troca de lado destas fibras. Assim, é o lado esquerdo do cérebro que controla o direito, e o lado direito que controla o lado esquerdo.
Tronco encefálico Na ponte, ocorre o cruzamento das vias motoras, de modo que o hemisfério esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo e vice-versa.
Bulbo raquidiano, medula oblongata, medula oblonga ou simplesmente bulbo é a porção inferior do tronco encefálico, juntamente com outros órgãos como o mesencéfalo e a ponte, que estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinhal. ... É um órgão condutor de impulsos nervosos.
O cerebelo é uma parte do sistema nervoso central que está relacionada, principalmente, com nossa postura e equilíbrio. Ele ocupa uma grande parte da fossa craniana posterior e constitui aproximadamente 10% do volume do encéfalo.