Isolamento social; Ataques de pânico e ansiedade, devido ao estresse constante; Comportamentos violentos consigo, com os outros e com o ambiente; Alterações físicas, como dificuldade em dormir, distúrbios na alimentação e até levar ao consumo de álcool e drogas.
Obesidade e problemas cardíacos também são associados ao trauma. Transtornos alimentares que levam a obesidade ou ainda a anorexia/bulimia podem também ser consequências do bullying na vida adulta. Além disso, ele também aumenta o risco do aparecimento de câncer, úlceras, doenças do tipo diabetes, AVC e enxaquecas.
As consequências do bullying podem ser prejudiciais para o desenvolvimento adequado das atividades em sala de aula e para a construção de um processo de aprendizado eficiente. Além de afetar o contexto educacional, o bullying pode prejudicar o desempenho dos alunos e causar danos psicológicos e físicos.
O bullying acontece de diversas maneiras: pode ser expresso por apelidos vexatórios e sistematicamente utilizados, pela perseguição à vítima, pela humilhação da vítima diante de um público, pela exposição da vítima por suas características físicas ou psicológicas, chegando, em muitos casos, a agressões físicas que ...
Ela explica que existem diferentes tipos de bullying: os principais são o verbal, que é manifestado através de apelidos, xingamentos, insultos; o físico, quando há empurrões, socos, chutes, beliscões, tapas; o moral, quando ocorrem difamações, calúnias ou disseminação de rumores; o psicológico, que é a exclusão, ...
E no contexto social, que conseqüências podem ser observadas? O autor de bullying tem grande probabilidade de adotar comportamentos anti-sociais ou delinqüentes, devido à falta de limites ou de modelos educativos que direcionem seu comportamento de auto-realização na vida para ações proativas e solidárias.
Abra as janelas e respire novos ares. Está sendo zoado na escola ou em lugares específicos? Então pratique o desapego de coisas ruins e frequente outros lugares que não te façam mal. Mude de escola e conheça novos amigos, se desligue um pouco da internet (caso esse seja o problema central).
Os resultados mostram que os agressores (bullies) têm maior risco de consumir substâncias, de ter problemas de ansiedade, depressão, abuso e hostilidade. Para as vítimas da intimidação, ser o alvo pode resultar num aumento do risco de suicídio, depressão, mau desempenho escolar e baixa autoestima.
Qual a punição para cyberbullying? a) Ainda não temos uma legislação em vigor para esse tipo de infração. b) Não é considerado crime, por isso não existe punição. ... d) Decreto-lei 2.
"Considera-se intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de ...
As pessoas que geralmente são alvo do bullying, são crianças e jovens mais tímidas, pessoas com alguma doença, obesas, usuárias de óculos, aparelhos dentários ou alguma característica que possa aparentar “estranhamento” ao “buller”, que é aquele que comete o bullying contra a vítima.
Como identificar o bullying na escola?
O bullying virtual, ou cyberbullying, acontece quando uma criança ou adolescente usa um dispositivo tecnológico para ameaçar, humilhar ou fazer algo que, de alguma forma, assedie um colega. ... Como o ato não exige interações pessoais, como o bullying físico, fica difícil identificar os agressores a tempo.