Obede-Edom foi muito provavelmente um levita que viveu nos dias de Davi. A história de Obede-Edom é conhecida na Bíblia por ele ter recebido em sua casa a Arca da Aliança por três meses. Durante esse período, sua casa foi grandemente abençoada por Deus (2 Samuel 6:1-11).
Disse Davi, “Se bem vos parece” e depois, “Se vem isso do Senhor…tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque nos dias de Saul não nos valemos dela.
A Bíblia não nos diz muito sobre a vida de Obede-Edom. Apenas sabemos que ele era filho de Jedutum, da tribo de Levi, e que a Arca da Aliança ficou em sua casa e isso foi uma bênção na vida dele. Obede-Edom mais tarde serviu como porteiro do templo, junto com seus parentes.
Mas o que realmente importa é que Ele foi abençoado e mesmo tendo sido nessas citações agora os seus descendentes, isso é mais uma prova de que quando nós temos o Amado e somos abençoados por Ele, todos em nossa volta são abençoados por Sua presença, bem como os nossos colhem frutos do legado que vamos construindo na presença e força Dele.
Por este motivo alguns estudiosos acreditam que Obede-Edom eram um filisteu que habitava nas circunvizinhanças da cidade de Jerusalém. No entanto, é muito mais provável que Obede-Edom fosse um levita natural de Gate-Rimom.
Davi não seguiu estritamente os mandamentos de Deus sobre o transporte da Arca. Em vez de ser carregada por sacerdotes usando varas, a Arca foi colocada em uma carroça puxada por bois. Durante o trajeto, um incidente trágico ocorreu quando os bois tropeçaram, e Uzá, tocou na Arca para evitar que ela caísse. Entretanto, tocar na Arca da Aliança era estritamente proibido, e Deus castigou Uzá com a morte imediata (2 Samuel 6:6-8). Este acontecimento deixou Davi perplexo, levando-o a desistir temporariamente do projeto de levar a Arca para Jerusalém. Foi nesse ponto surgiu a história de Obede-Edom. A Arca da Aliança foi então levada para sua casa, onde permaneceu por três meses. Durante esse período, sua família e seus bens foram grandemente abençoados (1 Crônicas 13:12-14). A presença da Arca na casa de Obede-Edom era uma representação direta da presença e glória de Deus, e é um exemplo concreto de como a presença de Deus pode impactar profundamente nossas vidas e trazer bênçãos incontáveis.
Depois que se tornou rei de Israel, Davi decidiu levar a Arca da Aliança para a nova capital do país: Jerusalém. Até então, o tabernáculo onde a Arca era guardada não tinha um lugar fixo. Ele tinha sido montado em várias cidades de Israel e não havia uma cidade sagrada oficial. Mas, quando a Arca veio para Jerusalém, esse se tornou seu lugar permanente.
Há outros registros do nome Obede Edom no Antigo Testamento, são eles: “1º Crônicas 16.38 – 2º Crônicas 25.24” – Ligados ao serviço ao Senhor. Não se há conclusão, pelo que pesquisei, de se trata-se desse homem, chefe de família que recebeu a Arca do Senhor ou se a referência é de seus descendentes.
Obede Edom portou em sua casa o símbolo da presença de Deus e onde Ele entra todo o cenário pode mudar: Um cenário de pecado dá lugar a um cenário de santidade. Um cenário de perturbação dá lugar a um cenário de paz. Um cenário de caos dá lugar a um cenário de ordem. Um cenário de enfermidade dá lugar a um cenário de graça e cura.
Obede-Edom aparece na narrativa sendo designado como “o geteu”. Esta designação significa que ele era um homem de Gate. Porém, isto causa uma dificuldade de interpretação, pois o texto bíblico não esclarece se a referência é à cidade de Gate dos filisteus ou a Gate-Rimom, uma cidade levítica no território de Dã ou Manassés (Josué 21:23-25).
Quando o rei Davi resolveu fazer de Jerusalém a capital política e religiosa de seu reino, a Arca da Aliança, que estava na casa de Abinadade, precisou ser levava à cidade (2 Samuel 6:1-3). Então eles colocaram a Arca sobre um carro novo de bois guiado por Uzá e Aiô, filhos (ou descendentes) de Abinadabe.
Sabe porque? Porque alem de rei, Davi foi um excelente líder. Estou compartilhando essa palavra com muitos lideres e um verdadeiro líder não é bom só em liderar numa igreja…
Posteriormente a essa informação, registra as Sagradas Escrituras que Davi promoveu grande celebração e foi até a casa de Obede Edom e ordenou que se cumprisse o que antes estava proposto, ou seja, o transporte da Arca de Deus para a Cidade de Davi – 1º Crônicas 15.25.
Bom, muito provavelmente você já saiba que no antigo testamento a arca da aliança carregava consigo a glória do Eterno, a presença Dele.
Onde Ele está tudo se torna diferente, não há registro bíblico de onde o Senhor Jesus entrou e não tenha feito à diferença na vida das pessoas alvos e daqueles que estavam em seu redor. Não é a toa que nessa caso não só Obede Edom foi abençoado, mas toda a sua casa. Ele é o mesmo.
Portanto a Arca do Senhor (Arca da Aliança) ficou na casa de Obede Edom pelo período acima mencionado e ele ao lado dos seus foram grandemente abençoados: “O Senhor tem abençoado grandemente a família de Obede Edom e tudo o que ele possui, por causa da Arca de Deus” – 2º Samuel 6.12; 1º Crônicas 13.13-14.
Quem Somos | Cadastre-se | Imagens Evangélicas | Contato | Termos de Uso e Política de Privacidade
A Arca da Aliança era o símbolo máximo da presença de Deus no meio de seu povo naquele período do Antigo Testamento. Por esse motivo Deus havia instituído uma série de regras sobre como a Arca deveria ser manuseada e transportada (cf. Êxodo 25:12-14; 37:5; Números 4:15,19; 7:9; Deuteronômio 10:8; Josué 3:8).
Abinadabe ou Abnadabe , no hebraico, significa " pai da generosidade", nome dado a várias pessoas na Bíblia. Um dos sete filhos de Jessé, que era pai de Davi, e um dos três que seguiram a Saul contra os filisteus (I Samuel 17:13). Era também um dos filhos de Saul que foi morto na batalha de Gilboa contra os filisteus.
Mical
Significado de Padejar Limpar o cereal arremessando-o no ar com uma pá. Etimologia (origem da palavra padejar).
Eira (do latim area — área, pedaço de terra) é um espaço plano com um chão duro, de dimensões variáveis, onde os cereais eram malhados e peneirados, depois de colhidos, com vista a separar a palha e outros detritos dos grãos de cereais.