Por fim, é importante frisar que a maioria absoluta e a maioria qualificada levam em consideração o número total de membros que legalmente integram o órgão, enquanto a maioria simples toma por base apenas os presentes à votação.
Por exemplo, caso o quórum máximo seja de 100 pessoas e haja apenas 60, na maioria simples exige-se que se obtenha, de votos, o primeiro número inteiro superior à metade dos presentes, ou seja, 31. ... Difere da maioria absoluta por essa exigir a metade do quórum máximo, ou seja, 51.
A maioria absoluta é definida como o primeiro número inteiro superior à metade. No caso do Senado, são 81 senadores, a metade é 40,5; portanto, o primeiro número superior é 41. A rejeição de veto presidencial também exige o voto da maioria absoluta dos deputados e senadores (em sessão conjunta).
Maioria é um subconjunto de um grupo cujo número é superior à metade do grupo inteiro. ... Uma pluralidade não se constitui necessariamente em maioria, visto que o maior subconjunto pode ser inferior à metade do grupo inteiro.
Resposta. Oi, Resolução: Ma-io-ria.
SEPARAR EM SÍLABAS
Veja que o sujeito “A maioria das pessoas” tem o núcleo no singular: maioria. No entanto, este último é seguido de uma palavra no plural: pessoas.
substantivo feminino O maior número: a maioria dos feridos sobrevivem. Soma de votos que dão a uma pessoa, a um governo ou a um partido superioridade em relação a seus concorrentes. Maioria absoluta, maioria que reúne mais da metade dos votos apurados.
A metade, juntada a mais um, constitui a maioria; a grande maioria seria muito mais que isso, portanto a expressão não pode ser considerada um pleonasmo.
A forma correta de escrever é no SINGULAR. Isto porque, na norma culta, é preferível e mais usual o uso dessa concordância verbal. Assim, utilize: A maioria enfrenta essa dificuldade ou grande parte das crianças é brincalhona.
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde.
O verbo ser, quando indicar horas concordará com o numeral a que se refere. Claro está, então, que ficará no singular, ao indicar "uma hora", "meio-dia", meia-noite" ou "zero hora" e no plural nas demais horas do dia.