Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
Resposta: Essas foram as leis mais importantes: ... 2) regulamentação da lei da herança; 3) criação de padrão monetário e de um sistema de pesos e medidas; 4) criação de sistema de participação política baseado em rendas e riquezas.
Resposta: De acordo com a Constituição ateniense, Sólon legislou para todos os cidadãos serem admitido na Eclésia e criou um tribunal helieia formado a partir de todos os cidadãos. ... Sólon também modificou o código de leis de Drácon, que já não era mais seguido por causa de seu rigor.
Clístenes expandiu o Conselho dos 400, instituído por Sólon, ao criar o Conselho dos 500, sendo que cada tribo escolhia cinquenta membros. Esse Conselho passou a exercer alguns dos poderes antes conferidos ao Areópago.
No código de Drácon, a punição para qualquer forma de roubo era a morte. Tanto o furto como o assassinato recebiam a mesma punição: a morte. Essa severidade fez que o adjetivo draconiano (do francês draconien) chegasse à posteridade como sinônimo de desumano, excessivamente rígido ou drástico.
"Lei Draconiana" é uma forma pejorativa de se referir a qualquer lei que seja excessivamente severa ou que institua uma punição cruel ou injusta.
Clístenes: acabou com a Tirania e instituiu a Democracia, ao dividir a população em dez tribos com o princípio da isonomia (todo cidadão era igual perante à lei, mas excluía os menores de 18 anos, mulheres, estrangeiros e escravos), com cargos preenchidos por eleições e sorteios, ampliou a Bulé (Senado) pra 500 membros ...
A Bulé era formada por um conselho de 400 cidadãos que poderia criar novas leis. Os membros da Bulé eram indicados pela votação feita pela Eclésia, uma assembleia popular que também tinha a importante função de aprovar as leis elaboradas. O Helieu representava as instituições de justiça da cidade.
Os legisladores atenienses pretendiam estabelecer um regime legal que garantisse a manutenção da ordem social, permitindo que as eventuais reformas fossem realizadas (as reformas de Clístenes, por exemplo, expandiram o direito ao voto e os direitos dos mais pobres) sem que a estrutura social passasse por uma crise .
Entre as reformas de Clístenes está o reconhecimento da igualdade de todos os cidadãos atenienses perante a lei da cidade. ... Era responsabilidade da Bulé, por exemplo, formular leis que seriam votadas na Eclésia. Na colina de Pnyx, os cidadãos atenienses reuniam-se para participar da Eclésia, a assembleia popular.
A referida Democracia permitia aos cidadãos gregos a participação de forma ativa nas deliberações legislativas, através da Ekklesia (assembléia popular). Os membros da Ekklesia podiam e deviam se inserir na criação das leis que regiam a vida, nos costumes, nos destinos da cidade e nas obrigações cívicas.
Após cumprir os dez anos estabelecidos pela lei criada por Clístenes, o indivíduo tinha todos os seus direitos políticos recuperados. Dessa forma, o ostracismo pretendia evitar sanções de natureza repressora que fossem estritamente contrárias à diversidade de opinião.
A democracia direta ( e não representativa como no Brasil), onde todos os cidadãos ( cidadão em Atenas = homem ateniense com mais de 21 anos) podem participar das assembleias sobre a cidade.
Era considerado cidadão em Esparta somente aquele pertencente a classe social dos esparciatas, os guerreiros da cidade e que desprezavam as atividades como a agricultura e o artesanato. ... Esse era o conceito de cidadania em Esparta.
A polis era controlada por uma oligarquia aristocrática e possuía uma organização própria e, portanto, independência social, política e econômica. A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.
A política surge na Grécia Antiga, período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado pelo pensar racional. ... Enfim, a política na Grécia antiga nasceu pela necessidade de administrar as cidades. De pólis surgiu a política.