Os valores de referência do exame da fosfatase alcalina variam com a idade, devido ao crescimento: Crianças e adolescentes: < 2 anos: 85 - 235 U/L. 2 a 8 anos: 65 - 210 U/L.
Definição de fosfatase alcalina baixa A fosfatase alcalina é uma enzima cuja concentração no sangue é frequentemente medida para o diagnóstico de várias doenças, particularmente hepáticas e nos ossos. A fosfatase alcalina muito baixa é sinônimo de insuficiência hepática por cirrose e hepatite, por exemplo.
A fosfatase alcalina é uma hidrolase que remove grupos fosfato de um grande número de moléculas diferentes, incluindo nucleotídeos, proteínas e alcalóides; como o próprio nome sugere, essa enzima é mais ativa em soluções alcalinas. O processo de remoção desses grupos fosfatos é conhecido como desfosforilação.
Geralmente, a realização do eletrocardiograma e a dosagem seriada de enzimas cardíacas no sangue , podem confirmar o diagnóstico de um infarto do miocárdio, no entanto, o eletrocardiograma inicial pode ser normal e as enzimas cardíacas demoram algumas horas para elevarem-se no sangue.
Infarto agudo do miocárdio é necrose miocárdica resultante de obstrução aguda de uma artéria coronária. Os sintomas incluem desconforto torácico com ou sem dispneia, náuseas e diaforese. O diagnóstico é efetuado por ECG e pela existência ou ausência de marcadores sorológicos.
Neste momento do atendimento é de suma importância realizar o exames laboratoriais de considerados “padrão ouro” para um diagnóstico preciso do IAM, sendo os mais recomendados: CK total, CK-MB e TnI.