Quem Entendeu O Final De Evangelion?

Quem entendeu o final de Evangelion

Mestre em Antropologia com o raio problematizador ligado no 120. Assiste filme trash para relaxar e dorme cantarolando a trilha sonora de A Hora do Pesadelo. Blaxploitation na veia e cinema coreano no coração. Atualmente mora em Petrópolis, RJ. Ele | Elu

Misato dá a Shinji a cruz que recebeu de seu pai, fazendo-o prometer que ele vai descobrir o significado de sua existência, e voltar para ela quando ele conseguir fazer isso. Surpreendentemente Misato o beija na boca e depois diz que “esse foi um beijo adulto e que eles vão fazer o resto quando ele voltar”.

Na última sexta-feira (21) a Netflix adicionou ao seu catálogo os filmes e o anime de Neon Genesis Evangelion, série dirigida por Hideaki Anno e exibida originalmente em 1995. Além de ser uma das obras mais influentes de todos os tempos, o seu final é particularmente um pouco complicado, já que aborda diferentes conceitos filosóficos e bastante simbologia.

Shinji acorda um adulto em seu novo mundo em uma estação de trem e encontra Mari, que tira dele o colar explosivo, o último resquício do mundo antigo - e a única coisa que restou que o liga aos Evangelion. Do outro lado da plataforma vemos Rei, Asuka e Kaworu também adultos. Crescer foi uma das coisas que a vida como pilotos negou a eles, e no novo mundo, eles finalmente puderam se tornar adultos.

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

A fera que gritou “eu” no coração do mundo

<b>A fera que gritou “eu” no coração do mundo</b>

Porém, no momento em que Asuka vai destruir o Eva 13, o próprio Eva 02 que a garota pilota se recusa a fazer isso por medo. Para forçar o 02, Asuka tira seu tapa-olho para completar a sua transformação em um Anjo. Lembra no segundo filme, “You Can (Not) Advance”, que Asuka estava dentro do Eva 03 quando foi dominado pelo Nono Anjo, que tinha habilidades parasíticas? Ele não apenas parasitou o Eva, como a própria Asuka, o que a transformou em um Anjo. Ela só manteve sua forma humana graças a Wille, que criou um mecanismo capaz de interromper o progresso da mutação.

Evangelion 3.0 + 1.0: Thrice Upon a Time já está disponível no Amazon Prime Video e traz a conclusão de toda a saga de Shinji Ikari. Em meio a fortes emoções, a conclusão gera muitas dúvidas, o que já é esperado em EVA. Quer saber mais do que rolou? Explicamos.

É durante essa trocação de ideias que Gendo realiza a etapa final de seu plano. Ele funde as lanças, o desespero e a esperança, a tese e a antítese, no chamado Evangelion Imaginário, que aparece para Shinji como uma Lilith Negra - essa não é a forma real desse Eva. Na verdade, ele nem possui forma. Essa aparência é como a imaginação de Shinji subconscientemente o enxerga.

Vale explicar também que quando um Anjo ataca a frota marinha que estava transportando o EVA 02 ele estava em busca do Embrião de Adão, pois Kaji havia roubado o embrião da SEELE para levá-lo até Gendo. Nesse meio tempo Gendo e Fuyutsuki também conseguem recuperar a Lança de Longinus e cravam em Lilith para interromper o seu crescimento.

Para semear a vida pelo universo essa raça espalhou “ovos” de Adão e Lilith por diversos planetas, sendo que aqueles que recebiam Adão desenvolviam os Anjos e os que tinham Lilith geravam a vida “normal” como conhecemos, com humanos, animais e plantas. Na teoria nenhum planeta poderia receber duas sementes, já que se fossem juntas elas formaria um ser tão poderoso quanto o “Deus” que os criou.

Shinji então parte para salvar as pessoas que ama e entregá-las a um novo mundo, onde podem encontrar um lugar onde possam viver e serem felizes. Ao começar por Asuka. Após refletir sobre sua existência solitária (e o fato de ser uma clone como Rei), ela percebe que existe um lugar onde pode voltar e ser feliz. Junto de Kensuke, a única pessoa que sempre a viu pelo que ela é, e não como piloto, clone ou o que seja. Shinji a encontra na mesma praia do final de The End of Evangelion (gerado por ser um lugar comum dos dois em outra vida), ele confessa que a amava e liberta Eva 13.

E o mar vermelho?

<b>E o mar vermelho?</b>

Entretanto, se existe algo que não não pode ser feito em um mundo de ideias é ganhar uma briga no soco. Afinal, o que importa ali é a mente. Então, Shinji realiza algo que nunca fez em sua vida: uma conversa franca com seu pai.

Ele apenas causará um Impacto adicional, que reescreve o mundo para que ele se reúna com Yui dentro da consciência coletiva criada pela Instrumentalização Humana. Por isso o nome de Outro Impacto (em inglês Another Impact, que captura melhor a ideia de ser um Impacto em cima de outro).

Você Já Viu Tsubasa Reservoir Chronicle?

Com todos salvos, Shinji precisa fazer o sacrifício final. Fincar a Lança de Gaius em si mesmo (e no 01) para dar início não só ao novo mundo, como reverter o Terceiro Impacto. Porém a alma de Yui o salva e, junto com Gendo, que é a alma do 13, realizam o sacrifício por Shinji. O Eva Imaginário (ainda na forma da Lilith sem cabeça) cai, e as almas que ele sugou voltam à terra para retomarem seus corpos humanos e recuperarem a individualidade. Ao mesmo tempo, todos os Evangelions desaparecem do mundo.

Após a morte de Kaworu vamos para os famosos episódios 25 e 26 do anime, que acontecem basicamente de forma simultânea com o The End of Evangelion. A diferença é que os dois episódios finais abordam um lado mais subjetivo, já que exploram a psique de Asuka, Misato, Rei e principalmente de Shinji, enquanto o filme é de forma mais literal a continuação dos eventos.

“O Kaworu disse que me amava”

Essa realização faz com que Gendo perca completamente o desejo de continuar o Outro Impacto, e entrega nas mãos de Shinji o poder de remodelar o mundo. Com a lança de Gaius em mãos, ele pode fazer isso, rejeitando tanto o reset quanto a instrumentalização.

Shinji e Mari dão as mãos e partem para uma nova jornada e um novo começo. Uma vida no mundo real, nosso mundo, o resultado do desejo de Shinji. E é por isso que a cidade é mostrada com imagens verdadeiras e não animadas (é a cidade de Ube, onde o criador da série Hideaki Anno nasceu).

Assista, Leia, Consuma YuYu Hakusho Imediatamente.

Depois da traição do Gendo, a SEELE invade o GeoFront em busca dos EVAs, e embora Asuka tente impedi-los utilizando o EVA 02, ela acaba sendo brutalmente derrotada por EVAs produzidos em massa. Enquanto isso, Gendo continua com o seu plano e funde o embrião de Adão com Rei, que possuía a “alma” Lilith, acreditando que dessa forma ele finalmente poderia encontrar Yui. No entanto, Rei acaba o rejeitando, e agora tendo a Fruta da Vida e do Conhecimento escolhe ser absorvida pelo corpo de Lilith.

E então, pai e filho se entendem. Shinji percebe que Gendo é como ele, alguém que ao mesmo tempo que foge de relações pela dor que causam, anseia tê-las. É quando Gendo percebe a verdade que sempre esteve na sua frente: o seu desejo não estava em um plano mirabolante, e sim bem perto, em seu filho. Pois a alma de Yui estava em Shinji. Não interpretei isso de forma literal. Ao meu ver esse papo da alma de Yui estar em seu filho é algo metafórico, por ele ser o seu legado e o fruto do amor com Gendo, além de ser a resposta para o que ele buscava.

Últimas Publicações

Inicialmente a Terra recebeu Adão, mas por razões desconhecidas antes que os Anjos começassem a se desenvolver, a semente de Lilith também caiu aqui de uma forma não planejada. Assim, como os dois não podiam coexistir em um mesmo planeta, Adão foi selado com a Lança de Longinus que veio junto como seu “ovo”, pois a de Lilith havia sido destruída. Todo esse evento é conhecido como Primeiro Impacto.

Por fim, é a vez de Rei. A mesma que apareceu no primeiro filme, cuja alma se fundiu ao 01 no final do segundo longa. Shinji explica que sua atitude não é voltar no tempo ou reescrever o mundo, ele apenas acabará com todos os Evas e nada mais. E é nesse mundo que ele deseja que Rei viva, e assim como a Ayanami 06, encontre seu lugar no mundo.

Qual a melhor ordem para assistir Evangelion?

The End of Evangelion (1997) Evangelion 1.0: You Are (Not) Alone (2007) Evangelion 2.0: You Can (Not) Advance (2009) Evangelion 3.0: You Can (Not) Redo (2012)

Quando kaworu Nagisa aparece?

Kaworu aparece pela primeira vez no anime Neon Genesis Evangelion, no episódio 24.