Antônio Dias foi o nome que recebeu o arraial onde vivia em Vila Rica, antes que se chamasse mesmo Vila Rica ou Ouro Preto. Em 1707 era paroquia do padre Marcelo Pinto Ribeiro, feita colativa em 16 de fevereiro de 1724. Não deve ser confundido com o também bandeirante Antônio Dias Adorno, cujas origens estão na Bahia.
Em nosso país, o Centro histórico de Ouro Preto foi a primeira cidade do Brasil a receber o título de patrimônio cultural da humanidade. ... Palco da Inconfidência Mineira, Ouro Preto é objeto de estudo nacional e mundial, devido aos grandes nomes e lutas que protagonizaram tal Revolta.
Entre o patrimônio protegido está a Igreja São Francisco de Assis (considerada uma obra-prima). Destacam-se, também, as igrejas de Nossa Sra. do Pilar, da Conceição e do Carmo, o cenário de suas ladeiras de pedras, e o casario branco com suas telhas de barro e esquadrias coloridas.
Cidade foi a primeira brasileira a receber reconhecimento da UNESCO. No auge do ciclo do ouro, no século 18, Ouro Preto (MG) era a maior cidade das Américas. Por suas ladeiras, circulavam cerca de 150 mil pessoas, brasileiros e estrangeiros que chegaram na região atraídos pelas minas de ouro que ali existiam.
Implantada nas encostas de um estreito e sinuoso vale delimitado por duas cadeias de montanhas na região das chamadas Minas Gerais, no interior do Brasil, a cidade histórica de Ouro Preto originou-se do processo de agregação de diversos arraiais de garimpo de ouro, ali estabelecidos no final do século XVII e início do ...
Belo Horizonte é a atual capital do Estado de Minas Gerais. Há uma principal razão para sua fundação: Ouro Preto, a antiga capital de Minas Gerais já estava "espremida" entre as montanhas, e então não conseguia mais crescer socio-economicamente. ... Então, dediciram que ali seria a nova capital.
Ouro Preto
A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.
A importância de conhecermos e valorizarmos os Patrimônios da humanidade reside no fato de que eles possuem um inestimável valor sentimental para um determinado povo, uma cultura ou religião. ... Os patrimônios da humanidade também nos permitem viajar no tempo histórico e aprendermos algo novo ao visitá-los.