Os jovens estão cada vez mais independentes financeiramente e buscando adquirir um cartão de crédito para poderem realizar compras e pagamentos com maior facilidade. Porém, muitos ainda têm dúvidas se é possível obter um cartão de crédito antes de completar 18 anos.
A emancipação pode ser feita por diversos meios, contudo, os mais comuns incluem autorização dos pais ou responsáveis, ou pela existência da relação de emprego formal, que garante que o jovem menor de 16 anos tenha economia própria. Nesse caso, se você deseja contratar serviços de crédito sem ter atingido a maioridade legal, é possível se tornar um jovem emancipado para poder requerer um cartão independente.
Olá, tenho 15 anos, e estou já em um pequeno trabalho, queria muito um cartão para poder por meu dinheiro, será que fazem para mim que tenho 15 anos Nao 16?
Após conhecer melhor sobre a solicitação de cartão de crédito para menor de 18 anos, muitas pessoas se perguntam até que idade pode fazer cartão de crédito. Contudo, embora haja restrições para solicitar cartão para menores, não há limite de idade para adultos. Ou seja, pessoas adultas ou idosas podem ter cartão de crédito em seu nome, sem encontrar qualquer lei que diga o contrário.
Dessa forma, o próprio titular pode fazer ajustes nos limites dos demais cartões. Além disso, é possível usufruir de benefícios, como anuidade gratuita, pontos no Programa Surpreenda e descontos em lojas.
Olá, tenho 16 anos e já trabalho como professor de inglês e monitor, tenho como comprovar renda de mais de R$400,00, há a possibilidade de eu ser o titular do cartão?
Apesar das bandeiras mais conhecidas serem Visa ou Mastercard, vale a pena lembrar que existem outras bandeiras e diversas instituições.
Além disso, o cartão Inter Gold possui anuidade gratuita, cashback (dinheiro de volta) em compras e descontos em parceiros.
A Conta BB Jovem do Banco do Brasil é uma excelente opção oferecida a quem tem entre 12 e 21 anos incompletos. Ela é destinada a quem ainda não entrou na faculdade e, a partir dos 16 anos, dá para solicitar a função crédito.
O Will Bank também oferece um cartão de crédito para menor de 18 anos. Ele é fácil de aprovar e promete chegar rápido ao seu endereço. Você pode solicitá-lo na como cartão adicional para pessoas com mais de 12 anos.
Quando o menor apresenta alguma das características previstas na lei específica do Código Civil, a sua emancipação é automática, não necessitando dos trâmites da emancipação voluntária ou da jurídica.
Para formalizar a emancipação, ambos os pais ou responsáveis devem estar de acordo com a decisão (caso contrário, será necessária uma autorização judicial). O primeiro passo, que é obrigatório, é solicitar a lavratura de uma escritura pública de emancipação, feita em Cartório de Notas, na presença de ambos.
Desse modo, são considerados absolutamente incapazes os menores de 16 anos. E estes, então, deverão ser representados pelos pais ou tutores. Por sua vez, os maiores de 16 anos e menores de 18, quando cessa a menoridade, são considerados relativamente incapazes. Sobre eles então, pode operar a emancipação.
É importante que os jovens sejam educados financeiramente desde cedo, para que entendam a importância de um bom controle de gastos e da responsabilidade em utilizar o cartão de crédito. Os pais podem auxiliar nesse processo, ensinando sobre a importância de fazer escolhas conscientes e de poupar dinheiro.
A emancipação voluntária ocorre quando os pais (ou apenas um deles, caso o outro não esteja presente) decidem emancipar o filho. A emancipação voluntária só ocorre quando ambos os pais concordam em realizar a emancipação.
Além disso, a conta oferece conteúdos de educação financeira para jovens, a conta fica vinculada à conta do responsável e é possível programar transferências e pedir dinheiro ao responsável pela conta.
O primeiro efeito imediato da emancipação é a extinção do poder familiar ou da condição de tutela sobre o menor de idade. Isso significa que o mesmo não é mais subordinado à representação dos mesmos na esfera civil.
Não pode. Da mesma forma que a Constituição Federal não permite que menores de idade possam ser criminalmente responsáveis pelos seus atos, o art. 140, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro determina que apenas pessoas criminalmente imputáveis possam ter uma carteira de motorista.