O evento ocorre pelo menos uma hora por dia durante uma semana completa e no período de trabalho. Conforme a NR 5, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é responsável por elaborar a SIPAT juntamente com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Veja 09 sugestões para que você tenha uma SIPAT diferenciada e que seja lembrada com sucesso pelos colaboradores.
A SIPAT deve ocorrer, necessariamente, no decorrer de uma semana durante o expediente, uma vez a cada dia na semana do evento, deve ocorrer alguma atividade. As atividades podem ser diversas, desde palestras, gincanas, rodas de conversa à exames médicos, educação financeira, conscientização sobre vícios, etc.
A SIPAT surge como obrigatória anualmente na última semana de novembro. Em 1955 surge a portaria 157, que padroniza as atividades para SIPAT.
Duração e regras da SIPAT A Semana deve ser realizada durante uma vez ao ano, durante o horário de expediente dos funcionários e com duração de uma semana, como o próprio nome já diz. Para cumprir a legislação, a empresa precisa realizar campanhas de orientação e conscientização, da forma que preferir.
Qual a duração da SIPAT? Como o próprio nome já diz, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho deve ser realizada durante 1 semana toda, 1x ao ano, obrigatoriamente dentro da vigência da CIPA. Isto não quer dizer que, necessariamente, a empresa deve realizar palestras em todos os dias da semana.
A legislação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) está prevista na Portaria nº 3.
A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Isso porque ela representa o período onde são realizadas atividades direcionadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
SIPAT é a sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, um tipo de evento corporativo que tem como objetivo conscientizar os funcionários sobre saúde, segurança e prevenção de acidentes nas empresas.
O principal objetivo da SIPAT é fazer com que os trabalhadores tomem conhecimento dos riscos ocupacionais que estão submetidos e dos devidos cuidados que devem ter, diariamente, no exercício da função.
Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT nada mais são do que colaboradores da área da saúde que visam a garantir a integridade física da equipe de trabalho no ambiente ocupacional.
Assim, a NR 4 tem a finalidade de reduzir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, exigindo que os SESMT sejam compostos pelos seguintes profissionais: Médico do trabalho. Engenheiro de segurança do trabalho. Enfermeiro do trabalho.
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é um importante aliado nas rotinas de segurança e saúde do trabalho das empresas. Composto por profissionais especializados, o objetivo principal desse serviço é garantir a integridade física e o bem-estar do trabalhador.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), como já dito, é um órgão interno com a finalidade de prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), regulamentada pelo NR 5, apresenta como objetivo a prevenção de acidentes e doenças advindas do trabalho, para que assim, este seja compatível com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.