Émile Durkheim foi um psicólogo e sociólogo francês, considerado o fundador da sociologia, pelo fato de ter sido o primeiro a criar um método sociológico que distinguiu a sociologia das demais ciências humanas. O seu método está baseado no reconhecimento e estudo do que ele chamou de fatos sociais. ...
Seguindo os passos do positivismo de August Comte, o pensador francês Émile Durkheim foi quem mais desenvolveu a sistematização teórica e metodológica de pesquisa da sociedade a partir de fatos observáveis. Assim como Comte, Durkheim buscou princípios universais do comportamento e das relações sociais.
O conceito e as características do fato social Durkheim - compreendendo os fatos sociais como “Formas de sentir, pensar e agir – valores morais, crenças, normas, doutrinas” bem como suas características próprias (generalidade, exterioridade e coercitividade).
O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade. A generalidade ocorre quando os fatos sociais são coletivos e não individuais. ... A exterioridade é a característica que denomina os fatos sociais exteriores ao indivíduo e que já estão organizados quando ele nasce.
As principais características dos grupos sociais são: Pluralidade de indivíduos: precisa haver mais de uma pessoa num grupo. Interação social: os membros do grupo interagem entre si. ... Objetividade e exterioridade: o grupo está acima do indivíduo.
Os fatos sociais devem ser tratados como coisas, porque, segundo Durkheim, tudo que não apresenta fácil e claro entendimento, não permitindo um simples acesso pela mente, não revelando seu verdadeiro significado (essência), deve ser considerado coisa.
A definição que Durkheim deixa como fato social: Toda maneira de agir, fixa ou não; suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior; ou, então, ainda que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.
Na perspectiva sociológica de Émile Durkheim, a existência de uma sociedade e a coesão social que assegura sua continuidade só se torna possível quando os indivíduos se adaptam ao processo de socialização, ou seja, quando são capazes de assimilar valores, hábitos e costumes que definem a maneira de ser e de agir ...
Para Durkheim o objetivo da sociologia é estudar o indivíduo e sua relação com o meio. Para ser mais exato, para ele, a sociedade parte do coletivo, ou seja, o indivíduo só atua como tal pois faz parte de um espaço maior, sendo esse a sociedade.
SOCIOLOGIA é a ciência que tem como objeto de estudo a sociedade, sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes.
O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade.
Como exposto, o tipo ideal ou tipo puro de Max Weber é um método que possibilita um recorte da realidade, que dá ao pesquisador mecanismos para que ele possa compreender a realidade ou possível realidade do seu objeto de estudo de forma mais ampla e abrangente.
A neutralidade axiológica "é o princípio que permite tratar os valores de uma maneira que é intrínseca à investigação científica." (J. Freund, "La neutralité axiologique" - in Études sur Max Weber, 1990). Mas a neutralidade axiológica não corresponde a um positivismo insípido.
Marx e Weber não discordaram em nenhum ponto de suas teorias. Explicação: Weber não considerava o capitalismo um sistema injusto, irracional e anárquico.
Os principais objetos de estudo de Weber na sociologia foram o capitalismo e o protestantismo, levando o sociólogo a desenvolver uma sociologia da teologia. A visão weberiana do capitalismo era diferente da visão marxista.
Ação Social para Max Weber Para o sociólogo alemão Max Weber a ação social só existe quando os indivíduos estabelecem relações comunicativas com outros da sociedade, ou seja, ela ocorre através das relações sociais. Os estudos de Weber tentaram compreender o conceito de ação social e suas implicações na sociedade.