O instrumentador de uma operação deve ser remunerado pelo plano de saúde. Com esse entendimento, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região declarou a legalidade de multa imposta a uma operadora de plano de saúde pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O instrumentador cirúrgico é um profissional indispensável para que o ato operatório transcorra com segurança e qualidade. Sua função primordial é fornecer o instrumental cirúrgico adequado ao cirurgião e ao auxiliar, sendo possível realizar as funções básicas de segundo auxiliar quando o primeiro estiver ocupado.
Entre os deveres do instrumentador estão: defender a instrumentação cirúrgica; exercer sua atividade com zelo e probidade; manter segredo sobre fato sigiloso que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional; e respeitar a dignidade e os direitos da pessoa, independentemente de qualquer consideração ...
– Cofen apoia formação técnica em Enfermagem para instrumentador cirúrgico Conselho Federal de Enfermagem - Brasil.
A função do circulante é de auxiliar o instrumentador, buscar materiais que faltaram na mesa ou que foram solicitados de ultima hora, e é responsável pelo recebimento do paciente, balanço hídrico e folha de sala.
1- Prever a necessidade de materiais, equipamentos e instrumental cirúrgico e prover o setor de tais elementos. 2- Participar da elaboração de normas, rotinas e procedimentos do setor. 3- Orientar, supervisionar e avaliar o uso adequado de materiais e equipamentos com o objetivo de garantir o uso correto.
Cada uma das quatro posições gerais (supina, prona, lateral e sentada) apresenta suas próprias oportunidades e desafios.
O posicionamento cirúrgico tem como principal finalidade promover o acesso ao sítio cirúrgico e deve ser realizado de forma correta para garantir a segurança do paciente e prevenir complicações.
Posicionamento de pacientes
Na radiologia, a posição de Fowler é um posicionamento em que o paciente é colocado em decúbito dorsal com a cabeça mais alta que os pés.
Veja a seguir quais são elas.