Os Executivos Municipais e os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente tem a responsabilidade de Promover a instalação do processo de elaboração do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, por meio de Resolução e/ou Ato equivalente.
Piá: usado para se referir a um garoto, adolescente ou entre amigos do sexo masculino. Quando usado na expressão “piá de prédio”, a intenção é pejorativa; significa que o indivíduo é mimado. Pila: é como os curitibanos se referem a dinheiro.
Paraná
Muita gente que nasceu em Curitiba ou mora aqui há vários anos já ouviu aquela velha frase: o curitibano é frio, tímido, não gosta de fazer amizades. E o que não faltam são motivos para isso: aspectos como o clima, a colonização e a geografia estão entre os mais populares para justificar a tal “rabugice” do povo daqui.
Significado de Paranaense adjetivo masculino e feminino Relativo ao Estado do Paraná. Etimologia (origem da palavra paranaense). Do topônimo Paraná + ense. substantivo masculino e feminino Pessoa natural desse Estado.
A invenção passou a ser chamada de Wiener Wurst, ou seja, salsicha vienense. ... A salsicha ficou conhecida por vina em alguns locais do estado brasileiro do Paraná, principalmente na região de Curitiba. A palavra "vina" é uma equivalência fonética do alemão "Wiener" que significa "vienense" ou proveniente de Viena.
Os primeiros relatos da criação da salsicha sugerem que foi criada a mais de 500 anos na Alemanha, o açougueiro Johann Georghener da cidade de Coburg levou a sua criação para a cidade de Frankfurt onde ficou conhecida.
No Brasil, por volta de 1926, o empresário Francisco Serrador, que idealizou a famosa Cinelândia, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, lança o cachorro-quente em seus cinemas. A novidade inspirou Lamartine Babo e Ary Barroso, a criarem em 1928, a marchinha de carnaval "Cachorro-Quente".
A matéria-prima da salsicha que vai no cachorro-quente brasileiro são carnes suína, bovina e de frango. ... Só que nada de carne de primeira - o que entra na composição do alimento são aquelas partes menos nobre, que sobraram da fabricação de outros produtos.