Há uma diferença, porém, entre a proposta de redação e a escolha das perguntas objetivas: em vez do sorteio que define parte das questões das provas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, a redação é escolhida em consenso por especialistas selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e ...
O título, agora, é decacampeã: a professora de produção textual Raquel Siufi, 43 anos, comemorou nas redes sociais o feito de ter acertado, pelo 10º ano consecutivo, o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que enfocou o estigma associado às doenças mentais na sociedade.
O tema abordado sobre isso: O autor tem medo da morte, então ele começa a refletir em cima de como seria como se ele morresse. Assim, ele começa a demonstrar sua carência, vontade de morrer ao final do texto, e que seria melhor assim.
O título faz alusão a terra do autor, da saudade que ele tem por não estar mais lá. Exílio significa que a pessoa está fora de sua terra natal, por escolha própria ou por determinação da lei. No caso o autor, Gonçalves Dias, fala das belezas da sua terra em forma de poesia rítmica, daí o termo canção.
Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.
Resposta. Resposta: o lugar deixando para trás (a pátria)e o lugar em que o eu poético se encontra no momento em que sente saudades.
Sem dúvida, a “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias, é um dos mais emblemáticos poemas da fase inicial do romantismo. ... Curioso notar que dois versos da Canção do Exílio são mencionados no Hino Nacional Brasileiro, composto em 1822: “Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida, (no teu seio) mais amores”.
Além disso, na composição do Hino Nacional Brasileiro, realizado em 1822, foi usado dois versos do poema Canção do Exílio. Esse é o trecho do hino: Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida, (no teu seio) mais amores.