“Muitas vezes tenho que deixar uma conta pendente para o próximo mês, para dar tempo de sobrar um dinheirinho e conseguir comprar o que elas precisam comer.” Os valores das tarifas de água foram definidos pelas prefeituras e pelas empresas nos contratos de concessão.
Existe um consumo mínimo padrão de 10 m3 ou 10 mil litros de água com um valor fixo. A partir daí, existem faixas de consumo variáveis.
Atualmente, são pagos os serviços de tratamento e captação de água. Isto é, se paga às concessionárias pelo serviço prestado e não pelo consumo da água em si. De acordo com a lei, para a cobrança é necessário a outorga e a utilização da água. Assim, todos os usos passíveis de outorga são passíveis de cobrança.
A cobrança pelo uso da água é prevista pela Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela lei nº 9.
A maioria das pessoas não sabe, mas o valor que pagamos todos os meses na conta de água se refere ao trabalho de captação, tratamento e às despesas com que as concessionárias têm de arcar para que ela chegue até nossas casas ou às indústrias e agricultores.
Dimensões da caixa: Comprimento 505 mm x Altura 400 mm x Largura 120 mm.
Instale a caixa entre 0,60 até 1,00 m, a contar do nível acabado da calçada. A caixa deverá estar prumada, nivelada e devidamente chumbada com cimento. A tampa da caixa não poderá ser removida; Instale a bengala (tubo + curva – PVC branco 40 mm) na abertura do lado de baixo da caixa.
Quais são os passos para fazer a ligação de água?
A caixa do hidrômetro (relógio de água) deve ser instalada na frente do terreno, de preferência na parte mais alta (figura 1). Para a construção da caixa de hidrômetro frontal siga as instruções da figura 2. A proteção frontal – tipo grade – deve estar de acordo com o desenho 3.
Quais são os passos para fazer a ligação de água?