Instrumentos de medição
Sim, Brasil e EUA são dois dos países em que o bandolim mais se enraizou na música popular, mas é importante ressaltar que se trata de um instrumento de origem europeia, com forte tradição em países como Itália (de onde é originário), França e Portugal.
Um bandolim é um instrumento musical de cordas no formato semelhante a uma pera, podendo ter as costas abauladas ou rectas. Da família dos cordofones, possui cordoamento duplo, ou seja, quatro pares de cordas, e sua afinação é da mesma forma que o violino: Sol, Ré, Lá, Mi.
A Afinação mais usada no cavaquinho é a "Ré-Sol-Si-Ré", a partir da corda mais grossa - 4º, 3º, 2º e 1º. As cordas são contadas de baixo para cima com o instrumento na posição em que se toca. A afinação "Ré-Sol-Si-Ré" facilita a harmonia em relação aos acordes.
Significado de Bandolim substantivo masculino Instrumento musical de cordas. Foi provavelmente copiado do alaúde, um instrumento muito mais antigo.
Com características muito semelhantes, é possível fazer a afinação de bandolim no cavaquinho. O instrumento ficaria com as cordas em Sol, Ré, Lá Mi (G D A E). Lembrando que o Bandolim é um instrumento de cordas duplas, e isso faz com que sua sonoridade seja muito singular.
Para usar o afinador:
O nome das cordas soltas do cavaquinho, começando pela primeira corda, contando de baixo para cima são: 1º corda – ré, 2º corda – si, 3º corda – sol, 4º corda – ré.
O Cavaquinho é uma pequena guitarra de quatro cordas, de origem moura, e tessitura de apenas duas oitavas. Sua afinação estabelece uma tríade de sol maior (ré 293,6 hertz, sol 392 hertz, si 493,8 hertz, ré 587,2 hertz– de um som grave para um som agudo).
Marcas de encordoamento para cavaquinho São Gonçalo – Em minha opinião tem ótimo custo benefício, com boa sonoridade e durabilidade além de bom preço. Giannini Cobra – Boa sonoridade e durabilidade. Giannini acústico – Bom som e durabilidade mas acho inferior a série Cobra.
Enquanto o ukulele usa cordas de nylon e tem o espaçamento entre elas maior, o cavaquinho tem cordas de aço e um espaçamento menor entre elas! ... Aliás, no Ukulele, o som é mais suave e delicado. Já no cavaquinho o som é bem mais forte, com bastante volume!
Feito em madeira e equipado com quatro cordas de arame, este instrumento é usado no chorinho ou samba. Encontrado não só no Brasil ou em Portugal, mas em toda a América Central e do Sul, o cavaco também é conhecido como: manchete, facão, machimbo, machim, braguinho ou braguinha.
Em relação à afinação: os ukuleles soprano e concert têm a mesma afinação, já o tenor é um pouquinho mais grave. O barítono tem o som mais diferente, bastante encorpado, parecido com o de um violão.
O cavaquinho, além de “mini”, é econômico, pois só apresenta quatro cordas. Elas são referentes às notas ré grave, sol, si e ré agudo. O violão tem duas a mais, dispondo as notas nesta ordem, de cima para baixo: mi agudo, lá, ré, sol, si e mi grave.