O COPOM é quem determina a Selic Meta — que serve como base para que os bancos e instituições elaborem suas taxas de juros. Essa decisão é tomada nas reuniões do COPOM, que acontecem periodicamente.
4 e 5 de maio de 2021
O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu, em março de 2021, aumentar a taxa Selic de 2% para 2,75%. Essa mudança afeta diversos produtos financeiros da vida das pessoas, como os investimentos.
Copom, ou Comitê de Política Monetária, é um órgão do Banco Central. Ele foi criado em 1996 com o objetivo de traçar e acompanhar a política monetária do país. Esse é o órgão responsável pelo estabelecimento de diretrizes a respeito da taxa de juros.
O Copom é composto pelos oito membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, com direito a voto, sendo presidido pelo presidente do Banco Central, que tem o voto de qualidade.
Existem três fatores principais que podem afetar a taxa SELIC e o principal é a inflação, afinal como vimos logo acima a elevação da taxa SELIC é uma das ferramentas do BACEN para combater uma alta descontrolada da inflação.
O Banco Central do Brasil coloca que, formalmente, os objetivos do COPOM são: ... Implementar a política monetária. Estabelecer a meta da Taxa Selic.
O Comitê de Política Monetária (Copom) é um órgão constituído no âmbito do Banco Central do Brasil em 20 de junho de 1996, por meio da circular n° 2.
É um órgão colegiado composto pelo Presidente e os Diretores do Banco Central e tem competência exclusiva para: (i) implementar a política monetária nacional; (ii) definir a taxa Selic, e seu eventual viés1; e (iii) analisar o relatório de inflação, elaborado ao fim de cada trimestre civil, nos termos do Decreto nº ...
O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão do Banco Central, formado pelo seu Presidente e diretores, que define, a cada 45 dias, a taxa básica de juros da economia – a Selic. A decisão do Copom é divulgada no mesmo dia da decisão por meio de Comunicado na internet. ...