Resposta. Resposta: Na Primeira Junta de Buenos Aires, organizada em maio de 1810, houve a liderança de três argentinos, que foram fundamentais para a proclamação de independência argentina. Foram eles: - Cornelio Saavedra: fazia parte do Exército Patriota e foi presidente da Junta Provisória Governativa.
1810 – 1818
9 de julho de 1816
Os espanhóis se estabeleceram e começaram a colonizar a região da Argentina em 1516, quando o navegador espanhol Juan Diaz de Sólis, navegando pelo Rio da Prata, tornou oficial a conquista do território. Até então, a região dos pampas era habitada por nações indígenas e a região norte era parte do Império Inca.
Resposta. Resposta: Após a Segunda Guerra Mundial (1947-1955),sob o governo do presidente Juan Domingos Perón, a Argentina viveu um período de intensa modernização. ... Em 1976, um golpe militar derrubou Isabelita e implantou na Argentina o regime ditatorial que se estendeu até 1983.
Resumo: O objeto do presente trabalho consiste na análise dos significados de dois importantes eventos ocorridos no Brasil no ano de 1947, durante o governo do general Dutra: o fechamento do Partido Comunista Brasileiro (maio) e o rompimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a União Soviética (outubro).
O populismo é um conjunto de ações políticas, numa economia subdesenvolvida em processo de urbanização e industrialização, através das quais um líder, sem romper os limites institucionais, manipula as aspirações populares adequando-as aos interesses do Estado.
Governo Peronista Perón assumiu a presidência em 4 de junho de 1946 e permaneceu na função até 1955, tendo sido eleito para um segundo mandato em 1951. Seu segundo mandato, porém, foi interrompido por um golpe militar que ocorreu em 1955. O governo peronista ficou marcado por impor uma política populista e autoritária.
26 de julho de 1952
1 de julho de 1974
Após sua morte, Maria Estela Martínez de Perón assumiu a presidência, mas foi derrubada pelos militares em 1976.
Presidentes
Cemitério da Recoleta, Buenos Aires, Argentina
Em 1970, os Montoneros, grupo guerrilheiro peronista, sequestraram e mataram o ex-presidente Pedro Eugenio Aramburu. ... O Partido Justicialista (Peronista) foi legalizado, o corpo de Evita foi desenterrado e transferido da Itália à Espanha, onde Perón vivia no exílio com a terceira mulher, Isabelita.
Eva Perón (1919-1952) foi primeira-dama da Argentina durante o primeiro mandato do presidente Juan Domingo Perón. Reverenciada na Argentina tornou-se um mito da história da política mundial. ... Em 1944 a Argentina vivia em meio a um golpe militar ocorrido no ano anterior.
Casada com o militar e presidente argentino Juan Domingo Perón, Eva foi a grande responsável pela consolidação política do marido. Faleceu de câncer do útero e após sua morte, seu cadáver foi sequestrado por opositores políticos e só retornaria à Argentina em 1974.
María Eva Duarte de Perón, conhecida como Evita (Los Toldos, 7 de Maio de 1919 — Buenos Aires, 26 de Julho de 1952), foi uma atriz e líder política argentina. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito presidente.
Los Toldos, Argentina
Los Toldos, Argentina
A partir da morte trágica da esposa grávida, mais uma história mirabolante. Segundo um guia do cemitério, o soldado que ficou incumbido de acabar com o corpo de Evita escolheu amá-la e, assim, escondeu o cadáver em um furgão do exército.
7 de maio de 1919
María Eva Duarte de Perón, conhecida como Evita (Los Toldos, 7 de Maio de 1919 — Buenos Aires, 26 de Julho de 1952), foi uma atriz e líder política argentina. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito presidente.
Populismo é um conjunto de práticas políticas que se justificam num apelo ao "povo", geralmente contrapondo este grupo a uma "elite". ... Em filosofia política e nas ciências sociais, diferentes definições de populismo têm sido usadas. O termo também é usado de forma variada entre países e contextos políticos diferentes.
Antecedeu o golpe de 1976 um cenário político conturbado e de caos econômico. As justificativas para a autolegitimação do regime também já se ensaiavam em período anterior a março daquele mesmo ano. As intervenções militares não eram um dado novo na História argentina, desde 1930.
República Populista, Quarta República Brasileira, República Nova e República de 46 referem-se ao período da história do Brasil que tem início com o fim do governo provisório de José Linhares (31 de janeiro de 1946), que por sua vez, teve início após a renúncia forçada de Getúlio Vargas (29 de outubro de 1945), pondo ...
Presidentes desse período