Difteria; Doença de Chagas Aguda; Doença Meningocócica; Influenza Humana (Gripe);...Doenças e agravos de notificação imediata
A notificação compulsória é obrigatória a todos os profissionais de saúde médicos, enfermeiros, odontólogos, médicos veterinários, biólogos, biomédicos, farmacêuticos e outros no exercício da profissão, bem como os responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde e de ensino, em ...
Neste contexto, a dengue é uma das doenças de notificação compulsória, devendo todo caso suspeito ou confirmado ser notificado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica8, para que, por meio dos dados notificados, possa-se adotar medidas de bloqueio adequadas e capazes de reduzir a circulação viral e, consequentemente, a ...
A fonte da infecção e reservatório vertebrado é o ser humano. Foi descrito na Ásia e na África um ciclo selvagem envolvendo macacos. São mosquitos do gênero Aedes. A espécie Aedes aegypti é a mais importante na trans- missão da doença e também pode ser transmissora da febre amarela urbana.
Deve ocorrer quando o número de casos notificados para o ano ultrapassar os do limite máximo com transmissão sustentada de acordo com o diagrama de controle e de mortalidade por dengue nas últimas quatro semanas for maior ou igual a 0,06/100 mil habitantes.
As maiores epidemias detectadas até o momento ocorreram nos anos de 1998, 2002, 2008, 2010 e 2011. O ano de 2010 foi o mais crítico: aproximadamente um milhão de casos foram notificados. Nos últimos anos, os dados continuam alarmantes.
O tratamento da dengue é a hidratação junto de medicamentos sintomáticos, deverá ser iniciado tão logo seja suspeito do caso e conforme a classificação clínica realizada por profissional de saúde. É importante tomar muito líquido para evitar a desidratação.
Não há um tratamento específico para a dengue hemorrágica. É importante apenas tomar muito líquido para evitar a desidratação. Caso você esteja com dores e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como o paracetamol.
O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil.
A dengue é uma doença febril aguda causada por vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Muitas vezes, os sintomas do tipo mais leve da doença são confundidos com a gripe, enquanto sua forma mais grave, a dengue hemorrágica, pode levar à morte.
Os sintomas comuns às duas são: náusea ou vômitos, dor de cabeça, febre, manchas vermelhas na pele, fraqueza, dores no corpo, entre outros. No estágio severo da doença, deve-se estar atento a sinais como: dor ou rigidez abdominal. vômitos persistentes.
Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.