Quem Criou O Termo Gtico Por Qu?

Quem criou o termo gtico Por qu

O estilo gótico foi uma fase da história da arte, que possuía características muito próprias com valores estéticos e filosóficos e que surgiu como resposta ao estilo românico.

Atualmente, existe uma subcultura gótica que ganhou grande impulso a partir de finais dos anos 70 no Reino Unido e que rapidamente se expandiu pelo mundo. A literatura e os filmes de terror são as suas principais influências, que se refletem na vestimenta (associada à época do Renascimento), nos penteados, na maquilhagem e, inclusive, no gosto musical.

Construa a Enciclopédia com a gente

Em termos técnicos, os vitrais são pedaços de vidro colorido unidos por uma estrutura de chumbo. Só foi possível a implementação dos vitrais graças à inovação tecnológica que permitiu libertar uma série de paredes de carregar o peso da construção.

As pessoas passaram a se concentrar cada vez mais nas cidades e a igreja compreendeu que precisava construir edifícios grandes - as catedrais - para abrigar o seu público fiel.

Estilo Gótico nos Dias Atuais

Estilo Gótico nos Dias Atuais

O termo gótico tinha originalmente uma conotação negativa, associada muito à noção pejorativa que se tinha deste gênero até então. A estética gótica só passou a ser vista com bons olhos apenas a partir do romantismo (no princípio do século XIX). Muitos dos artistas dessa geração se voltaram para o passado ressignificando esse tipo de estética. Goethe, por exemplo, colocou um olhar demorado sobre as catedrais góticas alemães.

A cultura gótica recebeu influencias de várias correntes artísticas e conceitos relacionados a filosofia, tais como o expressionismo, a cultura de cabaré, a geração beat, o existencialismo, decadência urbana, a literatura gótica, entre outros.

Do latim gothĭcus, gótico é um adjetivo que faz referência àquilo que pertence ou que é relativo aos Godos. Este era um povo que se encontrava atrás da fronteira oriental do Império Romano e que fazia parte do grupo que os Romanos denominavam bárbaros.

O que é Gótico:

O termo gótico foi usado pela primeira vez pelo teórico Giorgio Vasari, na Itália, no século XVI. Até então aqueles que queriam se referir ao estilo diziam que se tratava de uma estética francesa, sem maiores adjetivações.

Gótico é o nome como ficou conhecido o estilo artístico-arquitetônico que floresceu na Europa entre o período dominado pela arquitetura românica e a Renascença, compreendendo, portanto, os últimos séculos da Idade Média.

A origem no nome gótico é incerta, contudo, acredita-se que o nome derive do nome dos povos bárbaros germânicos que se instalaram em diversos locais da Europa durante a Idade Média, conhecidos como Godos. O estilo que era criticado no renascimento, comparado a algo bárbaro, foi associado aos godos, sinônimos de bárbaros, e com isso foi pouco a pouco consolidando-se com a denominação de gótico, aquilo que vem dos godos ou se parece com eles.

Movimento gótico

Movimento gótico

Durante esse período observamos o surgimento das primeiras monarquias, das primeiras grandes cidades e do florescimento de uma burguesia poderosa composta principalmente por comerciantes e banqueiros.

Enquanto a arquitetura românica (que antecedeu a gótica) investia em linhas horizontais, o estilo gótico foi o responsável por construir a partir de uma lógica do verticalismo. As paredes mais finas e leves graças aos novos cálculos matemáticos permitiram construções cada vez mais elevadas.

Conheça também

O gótico hoje é um estilo de vida. As pessoas que adotam esse estilo, além da vestimenta, tem um comportamento mais deprimente e melancólico, ouvindo músicas com letras profundas e mostram uma espécie de desaprovação com a sociedade moderna.

Os edifícios góticos contêm a presença de torres (muitas delas com sinos) e arcos pontudos. Nessas construções observamos uma planta com um espaço unificado, inteiro (ao contrário dos vários espaços que existiam na construção românica).

Escultura gótica

O estilo gótico tem uma gênese no contexto religioso (cristão), não por acaso as primeiras construções góticas foram as catedrais urbanas, erguidas a partir das doações da crescente burguesia.

Na arquitetura gótica verificamos uma atenção especial à decoração tanto interna quanto externa fazendo uso de elementos humanos, animais e da flora. Estão presentes muitas esculturas decorativas, muitas rosáceas decorando torres, pórticos e muitas gárgulas no exterior do edifício (por vezes decorando o sistema de escoamento da água).

Seguidores

Embora inicialmente a arquitetura gótica esteja relacionada a um contexto religioso, logo os edifícios públicos e privados aderiram à estética - foram construções como câmaras municipais, palácios, hospitais e casas de burgueses.

Em termos espaciais, é frequente o uso de abóbada em cruzaria, que usa estruturas diagonais para distribuir o peso, e uma sequência de arcos especialmente nas abóbadas e ogivas. A geometrização dos espaços, por sinal, é uma constante nesse tipo de arquitetura.