Nosso corpo e nossa mente funcionam de forma conjunta. Se o corpo está bem, a mente também está. Para manter nosso organismo sadio, é preciso uma alimentação equilibrada e saudável, além da pratica de esportes ou qualquer atividade física, bem como o uso da nossa mente em trabalhos como decoração, artes, leitura de um bom livro e assistir a um noticiário. A mente precisa de ocupação, assim como o corpo.
David Belle adaptou e criou as técnicas para saltar obstáculos apenas com o movimento do corpo, superando seus limites e vencendo os obstáculos. Ele criou o “Le Parkour” que do francês significa “O Percurso”. O David, além de praticar esse esporte, também pratica artes marciais.
Isso não quer dizer que o parkour seja livre de disciplina. Os praticantes devem seguir um programa em que aprendem centenas de movimentos e técnicas para não se machucarem.
O Encontro Brasileiro de Parkour, organizado pela ABPK, acontece anualmente desde 2006 e é o encontro responsável pela maior integração de praticantes do Brasil, reunindo tanto novos praticantes como os mais antigos.
A história do Parkour no Brasil tem seu início no começo de 2004, quando jovens de São Paulo e Brasília começaram a se aventurar nessa prática de origem francesa, e estudar sua filosofia. Em São Paulo, o grupo hoje conhecido como Le Parkour Brasil começava a imitar os videos de David Belle vistos na internet.
O parkour não é apenas um esporte, mas uma forma de se autoconhecer, de crescer pessoal e mentalmente, superando as limitações e obstáculos encontrados. E o crescimento adquirido não fica apenas na prática, mas é levado para a vida.
A prática de parkour surgiu na França em 1980, e por isso foi chamada de Le Parkour, que significa “o percurso”, graças a David Belle. Na infância, Belle praticava ginastica, e para criar o parkour, se inspirou em seu pai Raymond Belle, que era bombeiro e exercia técnicas de salvamento. Belle e seus irmãos começaram a praticar pelas ruas de Paris, foram se tornando cada vez melhores, e pouco a pouco a modalidade foi se espalhando pelo mundo.
O objetivo do parkour é se deslocar de um ponto a outro (daí o nome) de modo rápido e direto, sem desviar de obstáculos como muros, vãos ou carros. Eles devem ser transpostos com manobras que envolvem saltos, escaladas e nenhum equipamento além do próprio corpo. O espaço ideal para a prática é a paisagem urbana.
Le Parkour é uma modalidade que significa a arte de deslocar-se de um ponto para o outro rapidamente, usando técnicas para saltar os obstáculos como rampas, escadas, muros, corrimãos, calçadas, árvores, qualquer lugar onde se possa escalar e explorar apenas os recursos do corpo de forma ágil e superando seus limites.
As manobras utilizam técnicas da ginástica olímpica e de artes marciais, mas não existe nenhuma pontuação nem competição entre os traceurs (praticantes). O parkour surgiu na França, nos anos 1980. O pioneiro David Belle, criado em uma família de bombeiros, se inspirou em técnicas de salvamento e fuga de emergências.
O marinheiro George Hérbert, após uma atividade vulcânica em 1903, ficou sensibilizado com tamanha catástrofe e começou a pensar que, se aquelas pessoas estivessem preparadas fisicamente, poderiam ter sobrevivido. Foi então que George fundou o Método Natural, onde as atividades são feitas usando apenas o próprio corpo. Os treinos são baseados em corridas, saltos, equilíbrio e escaladas, podendo ser feitos em árvores ou pedras.
Parkour é um tipo de atividade física inspirada no “método natural de educação física”, idealizado por Georges Hébert. Ele idealizou um percurso para treinamento militar, chamado de parcours militaire, muito utilizado pelo exército francês. Daí surge o nome, Parkour tem origem em parcour, percurso em francês.
[…] É um documentário essencial para todos que se julgam praticantes de parkour. Uma aula de história sobre a prática, sobre o grupo Yamakasi e suas filosofias, treinos, trabalhos e estilo de vida. Além de podermos apreciar a beleza da movimentação desses caras, a forma ‘cru’ e brutal que eles treinavam. Caso queira aprofundar seus conhecimentos sobre o Parkour e sua história, além de ver os vídeos desse post, aconselho a ler ‘A História do Parkour’, escrito por Dan Edwardes, aqui em nosso site. […]
O parkour deve muito de seu sucesso à divulgação feita por David Belle. O filme 13º Distrito (Banlieue 13, 2004), estrelado pelo próprio David Belle, é uma história policial que apresentou a prática ao público não-francês. Na internet, o parkour se tornou viral no início dos anos 2000.
Desenvolvido como um método de treinamento que permite ao indivíduo, ultrapassar de forma rápida, eficiente e segura quaisquer obstáculos utilizando somente as habilidades e capacidades do corpo humano, o parkour (por vezes abreviado como ”PK) foi desenvolvido inicialmente na França em meados do final da década de …
Essa pratica traz como benefícios o fortalecimento dos músculos, desenvolvendo a agilidade, a concentração, o dinamismo, a força de vontade, fortalecendo o corpo e a mente. Essa modalidade pode ser praticada por homens e por mulheres. Os homens que curtem a pratica da modalidade são chamados de “traceur” e as mulheres, “traceuse”.
Um fator importante para o Parkour, são as habilidades motoras que o mesmo desenvolve: movimentos dinâmicos, utilizando basicamente o próprio corpo como sobrecarga, e a força torna-se uma das valências físicas mais utilizadas no Parkour. Mais um ponto relevante encontrado no Parkour e muito utilizado é a flexibilidade.
O Parkour nasceu a aproximadamente 10 anos nos subúrbios de Paris, na França, quando Sebastian Foucan e David Belle passaram a utilizar técnicas de uma atividade conhecida como Método Natural, modalidade na qual Raymond Belle, pai de David, era especialista.
Atterrissage, Équilibre de chat, Tic Tac, Saut de fond, Saut de détente, Passe Muraille, Saut de Précision, Saut de Chat, Saut de Voleur e Passement são alguns dos movimentos básicos.