No entanto, mais corretamente, Inatismo refere-se à filosofia de Platão e Descartes, que assumiu que um Deus ou um ser ou de processo colocado ideias e princípios inatos semelhantes na mente humana.
O empirismo moderno, também conhecido por empirismo britânico, foi defendido por grandes filósofos, como: Thomas Hobbes, Francis Bacon, George Berkeley, John Locke, David Hume, Hermann Ludwig, Leopold von Ranke, Guilherme de Ockham. ... Locke também defendia o contrato social, liberdade e tolerância.
Valoriza a hereditariedade, aquilo que é inato ao ser humano. De acordo com esta corrente de pensamento, ao nascer já traríamos na herança genética as qualidades e capacidades básicas do ser humano.
Basicamente, o empirismo defende que todo o conhecimento advém da experiência prática que temos cotidianamente, ou seja, que as nossas estruturas cognitivas somente aprendem por meio da vivência e das apreensões de nossos sentidos.
A abordagem inatista-maturacionista foi à primeira concepção de desenvolvimento humano a se destacar. Enfatiza que os fatores hereditários ou de maturação são mais impor- tantes para o desenvolvimento da criança do que os fatores relacionados à aprendizagem e à experiência.
Confira abaixo um resumo dos motivos que fazem da metodologia interacionista uma das melhores: Transforma todos os espaços da escola em ambientes de aprendizagem. Desperta a curiosidade de aprender, e não apenas acumular dados e informações. Respeita o tempo de aprendizagem e os conhecimentos prévios de cada aluno.
Para Piaget, o desenvolvimento seria então um processo de sucessivas adaptações e equilibrações que conduzem a formas mais e mais complexas de agir e de pensar. ... Em cada estágio a criança apresenta uma maneira típica de agir e de pensar, constituindo uma forma especial de equilibração em relação ao meio.
Temos três tendências que fazem à base para um entendimento do processo de concepção da linguagem, que são elas: primeira tendência - linguagem como expressão do pensamento; segunda -linguagem com o objetivo da comunicação e a terceira tendência do processo de interação verbal.
De acordo com a concepção funcional, a linguagem precisa atender ao objetivo do emissor, isto é, comunicar o que é necessário para o receptor. Assim, a dimensão pragmática (o uso) da linguagem é considerada de extrema importância e o contexto da situação também, o que ilimina as alternativas a) e b).
As três concepções de linguagem: Primeira tendência - linguagem como expressão do pensamento; Segunda tendência - linguagem como meio objetivo para a comunicação; Terceira tendência - linguagem como processo de interação verbal.
O aprendizado com a linguagem se dá por meio do uso que fazemos dela na interação (oral ou escrita) que estabelecemos com o outro. Ao contrário das concepções anteriores, esta concepção situa a linguagem como um lugar de interação humana, como o lugar de constituição de relações sociais.
3. Por que a concepção naturalista (inatista, biologicista) diminui a importância do processo de ensino-aprendizagem? Porque, ao partir da compreensão de que a linguagem é inata, essa concepção considera que o desenvolvimento é espontâneo e, por isso, reduz a atividade pedagógica ao simples estímulo.
A linguagem é, pois um lugar de interação humana, de interação comunicativa pela produção de efeitos de sentido entre interlocutores, em uma dada situação de comunicação e em um contexto sócio-histórico e ideológico.”
terça-feira, 23 de julho de 2019 a) Que tipo de linguagem foi utilizado nessa interação? Linguagem verbal.
Daí resulta o conceito de interação verbal, segundo o qual o locutor sempre age sobre o interlocutor (avisa, confidencia, impressiona, dá a conhecer, etc.) e, por sua vez, orienta sua produção discursiva pela imagem que constrói do interlocutor antes e durante o processo de comunicação.
Significado de Interlocutor substantivo masculino Pessoa que conversa com outra. Aquele que fala ou participa de uma conversa, diálogo. Cada um dos indivíduos que fazem parte uma interação comunicativa.