Em uma análise individual desses elementos, podemos notar que sódio possui um raio atômico maior que o cloro, pois está mais à esquerda na tabela periódica. Sendo assim, nessa substância o sódio é o elemento mais eletropositivo e possui uma tendência maior de perder elétrons para o cloro.
A eletronegatividade é uma propriedade periódica dos elementos que indica a tendência que cada um tem de atrair os elétrons em uma ligação química. O átomo de oxigênio é mais eletronegativo que o carbono, o que significa que ele atrai os elétrons da ligação com mais força. ...
Veja, por exemplo, que os elementos mais eletronegativos são os que estão no canto superior direito da tabela, isto é, o flúor (4,0) e o oxigênio (3,5), e os menos eletronegativos são os que estão no canto inferior esquerdo, que são o frâncio (0,8) e o césio (0,8).
Resumindo: Eletronegatividade é a capacidade que determinados átomos possuem de atrair elétrons. A maneira de saber sobre a eletronegatividade de um átomo é observando sua posição na Tabela Periódica, a Eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita.
Elas podem se classificar em: a) Cadeia Saturada: quando apresenta somente ligações simples entre os átomos de carbono. Essas ligações são denominadas sigma (σ). ... b) Cadeia Insaturada: quando apresenta pelo menos uma ligação dupla (=) ou então uma tripla (≡).
As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas.