É como se nossa realidade fosse um espelho que simplesmente reflete a imagem que emitimos. Yoshinori Noguchi reconstrói essa lei em seu livro The Mirror Rule ( A lei do Espelho). Esse autor nos coloca diante de um espelho para que possamos confrontar nosso mundo interior.
A síndrome do espelho tem a ver com os comportamentos que as pessoas têm em relação a sua própria imagem, distorcendo-a até enxergar defeitos ou magnificar aqueles que acreditam ter.
1 O que me incomoda no outro, está dentro de mim Você já deve ter ouvido a frase: “o que te choca te define”. Isso significa que o que lhe incomoda no outro, é porque o mais provável que você seja assim. Por exemplo, se você se importa que alguém seja muito controlador, é bem possível que você tenda a fazer o mesmo.
É possível, até mesmo, pensar que somos como um espelho, o modo como julgamos o outro diz muito sobre nós. ... Há várias pesquisas no campo da psicologia que afirmam que o mundo exterior reflete, como um espelho, a nossa mente.
A lei do espelho se reflete quando afirmamos conhecer muito bem outras pessoas e, na verdade, o que fazemos é projetar sobre elas nossa própria realidade. Quando ocorre essa situação estamos colocando nossa visão projetada de nós mesmos sobre a imagem física da outra pessoa que é captada por nossos sentidos.
A forma como você descreve os outros o define. A forma como você coloca rótulos, julga e avalia quem o rodeia deixa entrever parte da sua personalidade. São pinceladas sutis, mas nem sempre evidentes da sua identidade e, inclusive, da sua autoestima.
Existe uma frase atribuída a Sigmund Freud, o criador da psicanálise, que traz os seguintes dizeres: "Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo". Se a sentença foi realmente proferida por Freud, não se sabe.
Conversar com quem esteja envolvido, falar o que você pensa, repensar sua participação, sua ajuda e seu envolvimento. Precisamos aprender a falar, a expressar nossas angústias e a nos defender de situações negativas e que nos fazem tão mal. Outra dica: lembre-se sempre de que, quando a boca não fala, o corpo adoece.
Se sentir mal na presença de outra pessoa é um desconforto que pode ser explicado pela falta de autoconhecimento e pela dificuldade de entender as próprias emoções.
5 regras para expressar o que incomoda
Escatologia e preconceito lideram a lista de temas que mais incomodam. “É preciso pensar que o senso de humor varia de pessoa para pessoa”, diz Maria Aparecida. O que faz um amigo “rolar de rir no chão” pode ofender um colega de trabalho.
Quando alguma coisa incomoda a ponto de estressar, é importante aprender a ignorar a angústia e o fato em si....Dê um tempo.
Tudo o que me incomoda no outro, na verdade existe em mim e só me incomoda porque é um reflexo do que há em mim. O outro serve como um espelho para o que não queremos enxergar e assumir em nós mesmos. Pode ser difícil encarar essa verdade; por outro lado, pode ser uma forma de encontrar uma solução.
Ou seja, uma situação em que alguém projeta, literalmente, no outro emoções que não consegue aceitar em si mesmo. Isso costuma acontecer porque aceitar essas emoções tiraria o indivíduo de sua zona de conforto, causando ansiedade ou estresse.
Segundo Fantini, a psicanálise oferece, além das razões históricas, uma fórmula inversa para pensar a intolerância sobre a escolha do outro. Nosso ódio ao outro não é fruto do fato deste outro ser 'menos'. Pelo contrário, é sustentado pela crença que este outro possui algum algo a mais.
Significado de Impaciente adjetivo Sem paciência; que está agitado; nervoso: doente impaciente.
Sentimento de não realização: quando o caminho para se alcançar o objetivo é mais longo e complicado, quem não tem paciência acaba se frustrando. Com a somatória de frustrações, é possível essa pessoa desista de começar novos projetos, mudar a vida pessoal positivamente ou de dar uma guinada na carreira.
Hoje em dia a falta de paciência tem se dado principalmente pela rotina conturbada, as várias horas de trabalho, os problemas pessoais, entre outros fatores que certamente colaboram, mas que não são os primordiais.
5 passos para ter mais paciência
Se sabe que lidará com uma pessoa impaciente, priorize o trabalho para aliviar os problemas para você e para ela. A resposta à impaciência dependerá bastante da relação que você tem com a outra pessoa. Seja proativo para lidar com a questão com tato sem ofender a pessoa impaciente.
Como lidar com a impaciência para superá-la Existem diferentes formas de conseguir isso, mas uma das mais eficazes é simplesmente praticar a paciência. Trata-se, em primeiro lugar, de incorporar um ritmo subjetivo mais lento e tranquilo, sem entrar em desespero. É bom começar com exercícios de respiração.
Dicas para ter mais paciência no relacionamento
Para conseguir ser mais paciente nas atividades do dia a dia, a chave é manter o equilíbrio e a calma
15 dicas para controlar a ansiedade