Responsável pela chegada da bandeira de luxo ao Brasil, o empresário Cornélio Brennand tem um perfil bastante reservado. Ele não costuma dar entrevistas e é avesso a fotografias. Com um patrimônio estimado em mais de R$ 3 bilhões, a família Brennand é a mais rica do Recife.
Foi assim que o Grupo Cornélio Brennand transformou em realidade a história de suas empresas.
Ricardo Coimbra de Almeida Brennand faleceu na madrugada deste sábado (25), aos 92 anos, por complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado no Real Hospital Português, região central do Recife, desde o dia 19 de abril. O pernambucano deixou a esposa, Graça Maria, e sete filhos.
Antônio Luiz de Almeida
O Instituto Ricardo Brennand é um espaço cultural sem fins lucrativos inaugurado em 2002, que salvaguarda um valioso acervo artístico e histórico originário da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand.
Ceramista e pintor, foi um dos maiores escultores do país, com obras espalhadas em todo o mundo. Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu nas terras do antigo Engenho São João, no bairro da Várzea, na cidade do Recife, Pernambuco, no dia 11 de junho de 1927.
cerâmica
Reconhecido pelo trabalho de escultor, nas mãos de Brennand o barro ganhava vida e virava totens, armaduras, seres zoomórficos e soldados, sob influências de Pablo Picasso e Paul Gauguin. O artista plástico tinha apreço também por retratar formas femininas.
Recife, Pernambuco, Brasil