Consequências da Guerra Fria derrota do socialismo; ascensão do capitalismo em todo o mundo; grande desenvolvimento e avanço tecnológicos; modificação do mapa-múndi, com o surgimento de novas nações.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista). O processo de reunificação da Alemanha ocorreu apenas no final da década de oitenta, com a queda do Muro de Berlim e a crise dos países de regime socialista.
A Primeira Guerra Mundial destruiu a infraestrutura produtiva europeia, de modo que países que antes eram potências industriais (como Inglaterra, França e Alemanha) passaram a década de 1920 se recuperando, e os Estados Unidos emergiram à condição de grande exportador de bens de consumo, crescendo rapidamente.
A Alemanha na Primeira Guerra Mundial Mas se os alemães eram considerados uma potência militar, porque perderam o conflito e como os territórios que foram anexados ao então Império Alemão foram distribuídos aos vencedores do conflito através do humilhante Tratado de Versalhes.
O fato que deflagrou a Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e sua esposa no dia 28 de junho de 1914. ... Assim, a Áustria, que era aliada da Alemanha, declarou guerra à Sérvia, que era aliada da Rússia, essa por sua vez, era aliada da França e da Inglaterra.
Das principais, citam-se a Tríplice Aliança, formada pelo Império Alemão, pelo Império Austro-Húngaro e pela Itália, sendo que esta última ficou neutra no início da I Guerra Mundial, e a Tríplice Entente, compondo a aliança Inglaterra, França e Rússia. ...
A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.