Durante o ensino médio, um assunto torna-se cotidiano para os estudantes: a escolha do curso de graduação. Em meio às paixões e interesses de cada um, soma-se também a vontade de construir uma carreira bem-sucedida e de fazer parte de um mercado de trabalho com amplas e variadas oportunidades para o profissional recém-formado.
PARÓQUIA BEATO CARLO ACUTIS BIBLIOTECA CENTRAL DE EMPREGOS
O recém-formado em Ciências Contábeis tem muitas opções de atuação no mercado. Praticamente, todas as empresas precisam desse profissional e , conforme determinação por Lei, todo negócio deve ter um contador no controle das finanças.
Especialmente em períodos de instabilidade financeira, a gestão do setor é fundamental para que não ocorram contratempos. Assim, é muito importante que a área financeira da contabilidade se mantenha firme e forte — e é aí que o contador entra!
O mercado de contabilidade brasileiro intensificou-se quando passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade. Relevante para esse avanço, também foi a necessidade do envio constante de informações digitais para a Receita Federal. Além disso, a matriz tributária brasileira é bastante complexa e, por isso, não é tão fácil encontrar profissionais qualificados.
O curso de Ciências Contábeis prepara o aluno para lidar com o fluxo financeiro de uma empresa, analisar o cenário econômico, trabalhar diretamente com a visão estratégica, lidar com tributos, perícias e auditorias contábeis. É um curso com muito foco em matemática e economia – o que não exclui matérias de gestão em sua grade.
Além do CFC, também há o órgão fiscalizador e regulamentador CRC (Conselho Regional de Contabilidade), ou seja, para exercer a função de contabilista, é necessário se registrar no CRC de seu estado após a graduação.
O contador que trabalha no Departamento Pessoal de uma empresa é responsável por manter as relações legais entre funcionário e empregador, diminuindo as chances de conflitos judiciais trabalhistas.
No entanto, dois fatores devem ser levados em consideração: 1) A especialização de cada profissional; e 2) O porte e área de atuação da empresa. A expectativa salarial é alta em relação à média do mercado, mas tudo vai depender da sua especialização e da empresa que trabalhar.
É por isso que a valorização do profissional de Ciências Contábeis pode ser considerada estratégica, pois essa figura é fundamental para o desenvolvimento das empresas. Conforme os negócios crescem, a profissão de contador ganha cada vez mais importância. Hoje, o mercado de trabalho entendeu o valor do profissional de contabilidade.
Tanto a auditoria quanto a perícia são atividades que requerem minúcia e atenção aos detalhes, pois são fundamentais para garantir a autenticidade e a regularidade dos dados fiscais e financeiros das empresas.
Após passar por períodos turbulentos — e até polêmicos —, uma empresa deve se voltar para a reestruturação e para a recuperação. Com isso, é possível dar a volta por cima sem consequências desastrosas.
Nesse contexto, é fundamental pesquisar a situação atual das profissões em alta que você está considerando seguir. Pensando nisso, o post de hoje mostra detalhadamente como funciona a graduação em Ciências Contábeis e a carreira que você pode construir ao fazer esse curso na faculdade.
Um contador pode atuar na sede da organização como parte da equipe interna. Outra opção — preferida, principalmente, por empresas de porte pequeno ou médio — é contar com um escritório de contabilidade terceirizado. Ele fará essa ponte entre você e a empresa em que você vai trabalhar, facilitando os processos e o trabalho de todos.
Como você acabou de ver, há uma variedade de cargos possíveis para um contador, profissional de que toda empresa precisa. O resultado? Os estudantes formados em Ciências Contábeis têm grandes chances de conquistarem uma vaga interessante ou, até mesmo, de concluírem a faculdade já inseridos no mercado de trabalho.
A grande questão é encontrar o setor do mercado que se sinta mais à vontade para atuar. Como existem centenas de opções, a Ítalo separou apenas 5 áreas que um contador pode ingressar.
Afinal, não basta formá-los — é imprescindível capacitá-los para atender às demandas das empresas, o que nem sempre acontece. Dessa forma, apenas o profissional dedicado, que continua os estudos após a faculdade — e que busca maneiras de se aprofundar e se especializar — sai na frente.
Uma vez que o profissional de contabilidade exerce uma função administrativa e estratégica, de extrema importância para qualquer tipo de negócio, nada mais natural que haja uma valorização neste segmento do mercado.
O profissional formado em Ciências Contábeis é o responsável por gerenciar as contas da empresa e, também, por registrar e controlar as despesas, lucros e receitas da organização. Além disso, é ele quem coordena e registra todos os negócios — compras, vendas, aplicações e investimentos. Assim, o contador tem uma visão completa do patrimônio corporativo.
O profissional da área de Contabilidade é responsável pelo controle do movimento financeiro de empresas no que se refere à apuração de impostos e de taxas referentes à prestação de serviços e produtos. O trabalho consiste na descrição, registro e controle de toda a movimentação de dinheiro de uma empresa.
O curso de Ciências Contábeis forma profissionais com capacidade de planejamento e gerência contábil de instituições. Ao final do curso, o aluno se qualifica para gerenciar as contas de empresas e pessoas físicas, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros.
As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.