A colonização dos Estados Unidos foi realizada pelos ingleses no que ficou conhecido como Treze Colônias. Literalmente, tratava-se de 13 colônias fundadas por ingleses e que se transformaram nos EUA.
AMÉRICA DO NORTE O país que hoje conhecemos como Estados Unidos da América era formado por treze colônias governadas por colonizadores ingleses. Após a independência, em 4 de julho de 1776, elas passaram de colônias para estados. ... "As colônias cortaram os laços com a Inglaterra e instalaram uma república.
Nosso convidado é o historiador Antônio Barbosa, doutor em História pela Universidade de Brasília, onde também é professor. O primeiro tema é colonização. Enquanto o Brasil foi colonizado por portugueses e espanhóis, os Estados Unidos foram colonizados pela Inglaterra.
Ele afasta a tese de que os EUA se desenvolveram mais que o Brasil por causa da religião. ... "Os EUA tinham uma população livre muito maior, com 2/3 dela concentrada nos homens livres do norte", disse. Com a Guerra Civil, entre 1861 e 1865, os EUA deram um salto no desenvolvimento.
Guerra Fria: conflito entre Estados Unidos e URSS A Segunda Guerra fez os Estados Unidos se tornarem uma grande potência. ... Assim, os EUA até hoje pode ser considerado a maior potencial mundial. Ou seja, uma nação com força política, militar e econômica no cenário internacional.
O crescimento da economia norte-americana também foi propiciado por acontecimentos históricos como a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) momento em que a Europa se encontrava em reconstrução, então os EUA forneceram empréstimos e mercadorias, resultando num gigantesco crescimento ...
Um dos principais motivos que conduziram os Estados Unidos a se despontarem como potência mundial foi o financiamento ou o empréstimo que a nação forneceu aos países europeus para a reconstrução das nações destruídas pela guerra, esse processo foi denominado de plano Marshall.
Os Estados Unidos da América do Norte são considerados uma potência global porque possuem grande poder militar e capacidade econômica para gerar riquezas e superar grandes crises financeiras.
Os Estados Unidos formam a maior economia do mundo, em termos nominais. Quando medida em Paridade do Poder de Compra (PPC) é a segunda maior, atrás da China.
Resposta: Após a Primeira Guerra Mundial, conflito que ocorreu entre 1914 e 1918, os Estados Unidos da América se tornaram o país mais rico e com o comércio mais proeminente do mundo. ... Assim, estes países do velho mundo tiveram de importar boa parte do que consumiam dos EUA, criando dívidas.
Resposta: O fim da segunda guerra trouxe alguns benefícios para os EUA como: Desenvolvimento econômico, venda de armamentos, comida e materiais bélicos.
Para os Estados Unidos, o período do pós-Segunda Guerra Mundial foi um de paz e prosperidade. ... Roosevelt, que havia governado os Estados Unidos durante os anos 1933-1945, combateu a Grande Depressão da década de 1930 ao aumentar o papel do governo na economia nacional.
Resposta. Resposta: O fim da guerra, porém, provocou uma pequena queda na economia norte-americana. ... A superprodução foi característica de todo esse período, favorecida pela política de liberalismo econômico, responsável pelo aumento dos estoques, pela queda nos preços, pela redução dos lucros e pelo desemprego.
Ao fim dela, o Estados Unidos da América deixam de ser um país periférico e se tornam uma potência mundial. ... Durante a maior parte da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), os Estados Unidos mantiveram postura isolacionista.
Nesse mundo pós-Guerra fria, surge uma famosa polêmica: mundo monopolar ou multipolar. ... Para a maioria dos intelectuais, a ordem pós-Guerra fria é multipolar, tomando como referencial o fator econômico, enfatizando três grandes centros de poder: EUA, Japão e União Europeia.
Paralelamente, os prejuízos econômicos trazidos aos países envolvidos foram enormes. Cerca de um terço das riquezas acumuladas pela Inglaterra e pela França foram perdidas com a Primeira Guerra. O parque industrial europeu foi quase reduzido pela metade e o potencial agrícola sofreu uma queda de 30%.
A Alemanha tinha entrado na Primeira Guerra Mundial e precisava de mais dinheiro circulando para manter a economia viva, já que todo país em conflito precisa aumentar sua produção. ... O resultado foi uma inflação relativamente baixa ao longo da Primeira Guerra, uma média de 14% ao ano entre 1914 e 1918.
Após a Grande Guerra, quatro impérios desmoronaram: Alemão, Austro Húngaro, Russo e Otomano. ... Assim, uma das consequências da Primeira Guerra Mundial foi a nova divisão política europeia, que redesenhou o mapa do continente. A figura abaixo demonstra a mudança nos território após o conflito.
A situação da Alemanha após a primeira Guerra Mundial foi de caos social e econômico, visto que as penas impostas pelo Tratado de Versalhes culpabilizava o país pela guerra e o fazia arcar com seus custos.
Os alemães sofreram inúmeras punições territoriais com o Tratado de Versalhes. A começar pelas colônias alemãs, que foram todas repassadas a ingleses ou franceses. Além de perderem suas colônias, os alemães tiveram de: Devolver a Alsácia-Lorena para a França.
Após a 1º guerra a Europa estava arrasada,10 milhões de mortos,cidades em ruínas,Países sumira e novos surgiram,império ruiram os EUA enriqueceram ois em troca de ajudar financeira a Europa tevem que comprar todos os seus Produtos.