Resposta. O Brasil foi colonizado por vários povos entre eles: africanos, japoneses, alemães, portugueses, espanhóis e vários outros.
A Colonização do Brasil, processo também conhecido como Brasil Colônia ou Brasil colonial, ocorreu no período colonial entre os séculos XVI e XIX, em que o território brasileiro era uma colônia do império ultramarino português.
Portugal, após ter chegado às Índias com Vasco da Gama em 1498, empenhou-se nas três décadas seguintes (início do século XVI) em expandir e fortalecer o rico comércio das especiarias orientais da Ásia, e deixou o Brasil à mercê dos aventureiros interessados em lucrar com a extração do pau-brasil.
Verificado por especialistas Portugal descobriu o Brasil em 1500 , e só colonizou em 1530 por descobrir o pau-brasil, ficou 30 anos no comércio de especiarias, depois viu que o pau-brasil estava dando muito lucro então veio pra cá e depois começou tudo veio as descobertas de metais preciosos,territórios e etc.
Porque eles não encontraram de imediato oque eles queriam, que era o ouro, prata e nem pedras preciosas. O comércio com as especiarias da Índia ainda estava dando lucro.
O Brasil foi descoberto em 1500, porém a sua colonização só teve inicio após o ano de 1530. Quando os portugueses descobriram o Brasil, em 1500, estavam mais interessados na exploração das Índias, terra rica em especiarias. Quando o perigo de uma invasão se tornou claro, enviaram expedições de colonização.
Além de se constituir enquanto uma atividade econômica alternativa aos projetos de exploração colonial, a pecuária também instituiu novas relações de trabalho alheias ao uso da mão-de-obra escrava.
A principal razão foi o medo de invasões: no começo do século XVI já era conhecido o potencial que os novos territórios na América representavam, o que despertou o interesse de outras potências. Os franceses, por exemplo, invadiram por duas vezes o território português, e posteriormente os holandeses também o fizeram.
As capitanias hereditárias eram uma forma de permitir a exploração, sem que ocorra o risco de perder território para outros imigrantes ou colonizadores, dominando totalmente o litoral como garantia de moradia e exploração de Portugal.