Os blocos econômicos podem ser dos seguintes tipos:
A integração econômica ou integração económica consiste na união das economias de dois ou mais países em uma região econômica mais vasta, que ultrapassa as fronteiras nacionais. Este processo consiste na eliminação de barreiras quanto à livre circulação de produtos, serviços, capitais e pessoas.
Formas ou Etapas de Integração Os principais são a Área de Livre Comércio, a União Aduaneira, o Mercado Comum e a União Econômica e Monetária.
Globalização, integração regional e Mercosul: Um estudo sobre algumas transformações no capitalismo mundial e a nova inserção do Brasil na economia internacional. Resumo: O trabalho destaca as principais mudanças na economia internacional capitalista no final do século XX.
A integração não é apenas um mecanismo de abertura comercial, mas é também uma estratégia de inserção internacional política e econômica. Em alguns momentos, a participação em um processo de integração é mais importante que os seus resultados concretos. Isso é particularmente verdadeiro no caso do Mercosul.
Em uma tentativa de síntese, podemos dizer que a globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações socioespaciais em escala mundial, instrumentalizada pela conexão entre as diferentes partes do globo terrestre. ... Podemos dizer, então, que o mundo encontra-se cada dia mais globalizado.
A relação entre os principais processos de integração regional e a globalização se dá pelo fato de globalização por si só fornecer situações para a expansão regional. Nesse sentido, a expansão regional com base na globalização ocorre por meio de produtos, acordos e negociações.
Assim, os processos de integração regional podem ser entendidos como fenôme- nos caracterizados pela criação de sistemas de autoridade e controle a fim de administrar em melhores condições, o aumento das relações de interdependência do sistema internacional, mas partindo da promoção do adensamento dessas relações no ...
A união política exige a criação de uma política comum de relações externas, de defesa e de segurança. Conforme Balassa (1973), nessa última fase do processo de integração regional, acontece a unificação das políticas monetárias, fiscais, sociais e trabalhistas.
A integração regional dá importância ao papel das Constituições dos países componentes de um bloco supranacional, bem como suas Cartas de Direitos. ... A "fusão" comercial é o primeiro passo a ser implementado pelas organizações internacionais de integração e compreende o comércio de bens e produtos.
Só é considerada uma Zona de Livre Comércio quando pelo menos 80% dos bens são comercializados sem taxas alfandegárias. O principal exemplo é o Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte), formado por Estados Unidos, Canadá e México; União aduaneira - é um estágio mais avançado de integração.
Nos países citados são realizados o cultivo (principalmente da coca) e o processamento (fabricação da cocaína) e depois é feito a distribuição pelo mundo através da rota do tráfico em que o Brasil faz parte.
Resposta: Ele tem por objetivo suprimir as barreiras alfandegárias entre os países. ... Para os países da América que estão em desenvolvimento, é necessário que eles façam um grande investimento em infra-estrutura, para sua economia agüentar a entrada de um mercado do nível da ALCA.
Em geral, caudilhos são lideranças políticas carismáticas ligadas a sectores tradicionais da sociedade (como militares e grandes fazendeiros) e que baseiam seu poder no seu carisma. Muitas vezes, líderes são chamados de caudilhos quando permanecem no governo por mais tempo do que o previsto.
Os principais caudilhos da história foram: os venezuelanos Simon Bolívar (1783-1830) e Antonio Guzmán Blanco (1829-1899); os mexicanos Porfirio Díaz (1830-1915) e Pancho Villa (1878-1923); o haitiano Papa Doc (1907-1971);
O caudilhismo foi um regime tipicamente ditatorial, instalado na América Espanhola após a independência. Os caudilhos eram militares que ficavam sobre o domínio de tudo, punindo aqueles contrários ao seu regime, e sem dar espaços para o povo.