Mario Terán (Cochabamba, 9 de abril de 1941) é um militar boliviano que matou o revolucionário argentino Che Guevara em 9 de outubro de 1967 em uma escola pública no povoado de La Higuera, na Bolívia.
Che Guevara foi um importante líder do movimento socialista na América Latina e da Revolução Cubana. Atuou como jornalista, médico e político. Por sua história de luta, tornou-se um símbolo de coragem e rebeldia contra as injustiças do mundo. Fidel Castro e Che Guevara em 1960.
Rosário, Argentina
No dia 9 de outubro de 1967, tropas da Bolívia mataram o líder revolucionário Ernesto Che Guevara. Companheiro de Fidel Castro, sonhava em estender a revolução cubana para todo o continente latino-americano. ... Como Ernesto sofresse de asma, sua família mudou-se várias vezes, em busca de um clima melhor.
Após a vitória em 1º de janeiro de 1959, Guevara exerceu diversos cargos na alta administração do novo governo comandado por Fidel Castro, mas em 1965 decidiu seguir espalhando a revolução socialista pelo mundo. Para seus admiradores um ato de coragem e compromisso com seus ideais.
La Higuera, Bolívia
Ernesto Rafael Guevara de La Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi um famoso revolucionário socialista do século XX. Foi também médico e escritor. Che Guevara era argentino. Nasceu na cidade de Rosário em 14 de junho de 1928.
Che Guevara nasceu na Argentina, formou-se médico e ficou conhecido por ter sido um revolucionário que participou ativamente da Revolução Cubana, que derrotou a ditadura de Fulgêncio Batista em 1959. Che Guevara transformou-se em um revolucionário de maneira gradual. ...
Rosário
Rosário, Argentina
9 de outubro de 1967
6 de agosto de 1973
Batista inicialmente subiu ao poder como parte da "Revolta dos Sargentos" que derrubou o regime autoritário de Gerardo Machado em 1933.
História Geral. O assalto ao quartel Moncada, ocorrido em 1953, foi a primeira tentativa de Fidel Castro e seus companheiros de derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista. O principal evento que antecedeu a Revolução Cubana de 1959 foi o assalto ao quartel Moncada, em Santiago de Cuba, em 26 de julho de 1953.
Após a derrota de Batista em 1959, Castro assumiu o poder militar e político como primeiro-ministro de Cuba. ... Após a dissolução da União Soviética em 1991, Castro levou Cuba ao seu "Período Especial" e abraçou ideias ambientalistas e antiglobalização.
Em maio de 1959, Fidel agravou as tensões com os EUA ao proclamar a reforma agrária que, dentre diversas medidas revolucionárias, proibia a posse de terras cubanas por parte de estrangeiros, o que colidia com os interesses das companhias exploradoras de cana de açúcar norte-americanas.
O novo governo cubano tentou diversificar a economia do país para reduzir a dependência do açúcar e também promover certa industrialização. Ambas fracassaram. Além disso, o governo cubano promoveu a reforma agrária e nacionalizou a exploração dos recursos e as empresas instaladas no país.
Verá quais foram as principais medidas tomadas pelo novo governante cubano, como a nacionalização das empresas estrangeiras, a reforma agrária com o fim dos latifúndios, estabelecimento de acordos comerciais com a União Soviética, aumento no investimento em saúde e educação e criação de aliança com a União Soviética.
Resposta: As primeiras medidas tomadas pelo governo revolucionário de Fidel Castro foram a reforma agrária, a nacionalização das empresas estrangeiras e a priorização dos setores da saúde, educação e emprego.
(FGV/2011) A Revolução Cubana, vitoriosa em 1959, teve como principal característica: a) A mobilização popular por meio de manifestações de massas e a organização de seguidas greves gerais que interromperam as atividades econômicas de Cuba.
A Revolução Cubana foi um processo revolucionário conduzido por Fidel Castro que tinha caráter nacionalista e dois grandes objetivos: derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista e interromper a influência americana no país.
A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que culminou com a destituição do ditador Fulgencio Batista de Cuba no dia 1 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderado pelo então revolucionário Fidel Castro. ... Fulgencio tem o poder de voltar através de um golpe militar em 1952.
Com as mensagens revolucionárias, os guerrilheiros conseguiram o apoio de muitas pessoas. Isto ocorreu, pois havia muitos camponeses e operários desiludidos com o governo de Fulgêncio Batista e com as péssimas condições sociais (salários baixos, desemprego, falta de terras, analfabetismo, doenças).