Capitu: “criatura de 14 anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo,… morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo largo…
Capitu morre no exterior e Ezequiel tenta reatar relações com ele, mas a semelhança extrema com Escobar faz com que Bento Santiago o rejeite novamente. O destino de Ezequiel é infeliz: ele morre de febre tifóide durante uma pesquisa arqueológica em Jerusalém.
A história se passa no século XIX, e o narrador aponta somente estas seguintes datas: 1857 — Bentinho tem quinze anos; 1865 — casamento de Bentinho e Capitu; 1871 — morte de Escobar.
Para o narrador, Capitu tinha os olhos como estas ondas, que são profundas, altas e ameaçadoras, levando consigo tudo que estiver em seu caminho. Podemos justificar essa resposta com um trecho do livro Dom Casmurro. Veja: “(...) como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.".
Capitu era misteriosa, enigmática - tanto que é que o livro foi escrito de modo a deixar tanto o leitor quanto os personagens da história em dúvida sobre seu caráter. Por isso José Dias diz que os olhos dela eram oblíquos, dissimulados, e isso é uma metáfora para dizer que: a moça esconde o que ela verdadeiramente é.
É porque Capitu tinha olhos grandes e rasgados como de umas ciganas. logo olhos de ressaca, se refere a ressaca do mar, pois quando o mar enchia de mais. transbordava e sai tragando tudo que estivesse pela frente. assim os olhos de Capitu, o olhar dissimulado que e capaz de sugar toda energia de Bentinho..
Resposta. Descrição Fisica: é a maneira fisica de descrever alguém ou algo. Exemplo: João é forte Maria é alta A caixa de fósforo é pequeno O computador é portatil. Discrição psicologica: É a maneira de descrever alguém de forma interior mostrando suas qualidades, caracteristicas, defeitos,etc.
As características psicológicas do pintor que tinham grande influência em suas obras são: intenso, expressivo, comportamento ambíguo, agressivo, violento, raivoso, psicótico, instável, alcoólatra, genial e criativo.
Os estados nacionais caracterizam-se pela presença de um poder centralizado, por possuírem um exército próprio, por terem uma língua específica, terem um território definido e reconhecidos pelos demais estados e também apresentarem uma monarquia absolutista.