Daenerys da Casa Targaryen, Primeira de seu nome, Nascida da tormenta, A não queimada, Mãe dos Dragões, Quebradora das correntes, Mãe dos escravos, Khaleesi dos Dothraki, Rainha de Mereen, Rainha de Westeros, Dos Ândalos, Dos Roinares. Na Guerra dos Tronos, os títulos da personagem estão sempre em mudança, como um reflexo do avanço da história dela. Só um deles não cai nunca: o de Dona do coração dos fãs de Game of Thrones.
Supostamente, parte disso teria sido motivada por Laenor não estar interessado em mulheres. A princesa não tinha qualquer problema com ele pessoalmente ou com sua família, sendo próxima de sua irmã, Laena, que se tornou a segunda esposa de Daemon após a primeira falecer.
Agora, com o salto temporal, Rhaenyra Targaryen será interpretada por Emma D'Arcy e precisará enfrentar diversas dificuldades para manter sua posição de sucessora do Trono de Ferro. A Dança dos Dragões oficialmente se iniciará e com ela a chegada dos filhos de Rhaenyra, que, além da mãe, também terão um papel importante nessa nova saga. Veja abaixo quem são eles e qual o destino de cada um.
Os três primeiros filhos de Rhaenyra foram reconhecidos como Velaryon e filhos de Laenor, mas foram acusados de serem bastardos inúmeras vezes. Rumores diziam que o pai deles era, na realidade, o amante da princesa, Harwin Strong, que se tornou seu principal defensor após as desavenças entre ela e Criston Cole surgirem.
Quando Clarke foi chamada para fazer a série, ela teve de fazer uma pesquisa sobre a sua personagem na Wikipédia. Posteriormente, porém, ela leu todos os livros da saga "As Crônicas de Gelo e Fogo", e hoje sabe das diferenças entre as obras e a produção da TV. Em entrevista à revista Glamour em 2016, a artista chegou a comentar uma das divergências que mais levantam polêmica entre os fãs: a cena em que Khal Drogo estupra Daenerys após o casamento deles.
Por estar frequentemente nos bordéis da Baixada das Pulgas, ele passou a ser chamado de Lorde da Baixada das Pulgas. Oficialmente, no entanto, ele era chamado de Príncipe da Cidade.
Após Laena falecer, Daemon teve ainda uma terceira esposa. Ele e Rhaenyra se casaram menos de seis meses após a morte de seus respectivos cônjuges, e sem a permissão do rei, o que fez a união ser considerada um escândalo.
Todos os três filhos mais velhos de Rhaenyra morreram durante a Dança dos Dragões, mas os dois mais novos, nascidos do seu segundo casamento, com o príncipe Daemon, sobreviveram a guerra. O conflito terminou quando o rei Aegon II faleceu em 131 d.C.. sem deixar um herdeiro masculino direto e foi sucedido pelo filho mais velho de Rhaenyra e Daemon, o garoto Aegon III, que havia testemunhado a própria mãe morrer sendo devorada por um dragão. O segundo filho de Rhaenyra com Daemon também acabou virando rei, coroado Viserys II Targaryen. Ele foi sucedido pelos filhos do irmão Aegon III, Daeron I e Baelor I, que morreram sem filhos.
Sendo o segundo filho de Baelon e Alyssa, Daemon era o herdeiro de seu irmão, Viserys I. Apesar disso e de sua ambição e desejo por poder, ele nunca teve paciência para governar, frustrando diversas tentativas de seu irmão de incluí-lo no Pequeno Conselho.
Joffrey Velaryon é o filho caçula de Rhaenyra com Laenor. Ele se tornou Príncipe de Dragonstone após a morte do irmão mais velho. Ele ficou noivo da filha mais nova de Lord Desmond.
Aegon Targaryen é o primeiro filho do segundo casamento de Rhaenyra, com Daemon. Aegon III ascendeu ao trono no fim da Dança dos Dragões, após o Rei Aegon II falecer sem herdeiros.
Outra conexão familiar importante da personagem é com Daemon Targaryen, seu tio. Desde jovem, ela era bastante próxima dele, apesar dos problemas entre seu pai e o irmão.
Pouco depois, o rei se casou pela segunda vez, tomando Alicent Hightower como esposa. Inicialmente, ela e Rhaenyra se davam muito bem, mas isso não durou muito tempo. Assim que a nova rainha deu filhos a seu marido, uma animosidade começou a surgir entre as duas.
Com o passar do tempo, essa rivalidade foi se tornando cada vez pior, e envolvendo outros além das duas. O nascimento dos príncipes Aegon e Aemond fez com que as pessoas ao redor do rei insistissem para que ele declarasse um herdeiro, mas ele se recusava.
Uma das espadas mais lendárias do universo de George R. R. Martin, é dito que Irmã Sombria possivelmente foi forjada antes até da Conquista de Aegon. Apesar disso, sua portadora mais antiga conhecida é Visenya Targaryen, uma das esposas-irmãs do Conquistador.
Essa divisão logo se expandiu, com parte da corte apoiando Rhaenyra e parte apoiando Alicent. Em um banquete em comemoração ao quinto ano de casamento da rainha e do rei, a monarca usava um vestido verde, cor comumente adotada pelos habitantes da Campina, como a família Hightower.
Ela permanece relevante durante boa parte da história do príncipe. Nos livros, ao invés de retornar ao Vale, Daemon vai para Pedra do Dragão, onde Mysaria eventualmente fica grávida. O Targaryen, então, deseja que um ovo de dragão seja colocado no berço do bebê, tal como dita a tradição de sua família, o que enfurece Viserys.
O jovem foi o primeiro entre os filhos de Rhaenyra a morrer durante a Dança dos Dragões. Enquanto voava, Lucerys é perseguido por Aemond, seu primo, montado em seu dragão, Vhagar. Os dois dragões se envolvem em uma luta que resulta na morte do filho de Rhaenyra.